Como funcionam aterros sanitários em Curitiba

Publicado em 11 nov 2022, às 15h41. Atualizado em: 21 nov 2022 às 12h31.

Dar o destino correto ao lixo é o primeiro passo para garantir uma cadeia sustentável no tratamento de resíduos. Depois de ser coletado, o primeiro ponto do lixo comum (aquele que não pode ser reciclado) é o aterro sanitário, um local que vai definir as possibilidades do que foi descartado.

Lixão x aterro

O lixão é o simples descarte dos resíduos sobre o solo, sem proteção ou tratamento algum. O aterro, por sua vez, é uma verdadeira obra de engenharia, que inclui impermeabilização do solo, estratégias para absorção de gases e líquidos que podem ser tóxicos. O lixo urbano é trazido por caminhões e, em seguida, espalhado e compactado. Por fim, é feio o aterramento, cobertura do lixo com terra.

No processo de decomposição do lixo gera chorume, líquido que deve ser drenado e tratado para não contaminar o solo, e metano, gás poluente que é coletado e queimado. Rejeitos mais específicos, como eletrônicos ou lixo hospitalar, têm destinos e tratamentos diferentes por gerarem outros poluentes.

Aterro Caximba

Aterro do Caximba recebeu revitalização há cerca de 20 anos.

O bairro Caximba, localizado no extremo sul de Curitiba, abrigou, durante aproximadamente uma década, um lixão que recebia todos os rejeitos da cidade. No final dos anos 90, a reestruturação para o aterro gerou oportunidades e melhoria da qualidade de vida para a população da região.

Já em 2010, com a capacidade ultrapassada, o aterro foi fechado, embora até hoje ainda precise de serviços de manutenção. Desde então, novas alternativas para coleta, transporte e gerenciamento de lixo têm sido encontradas. Enquanto isso, a região passou a abrigar uma usina solar para geração de energia.

A CAVO, uma das empresas do Grupo Estre, é a responsável por fazer o gerenciamento de grande parte dos resíduos na capital paranaense e teve papel essencial em vários desses processos. Hoje, as tecnologias e inovações trazidas pela empresa colaboram ainda mais com a sustentabilidade no processo.

Oportunidades

Oportunidades de emprego e geração de renda são criadas através do lixo.

João Maria, funcionário da CAVO, é um exemplo de profissional que descobriu, no aterro, novas oportunidades de crescimento e possibilidades para sua vida. ”Conquistei tudo o que eu queria” Ele completou a formação de suas duas filhas, comprou sua casa e guardou sua aposentadoria a partir do trabalho no Aterro.

Milhares de trabalhadores estão associados às diferentes etapas pelas quais o lixo passa: da coleta à reciclagem. No aterro, as principais funções realizadas são relacionadas ao tratamento de líquidos e gases resultantes da decomposição de matéria orgânica.

O Grupo Estre segue trazendo novas formas de pensar sobre o lixo. Acesse e saiba mais!