CPF na nota é dinheiro de volta para o cidadão e combate à sonegação

Publicado em 19 nov 2020, às 18h00. Atualizado às 18h01.

É possível que ao chegar no caixa para pagar as compras você já tenha ouvido do operador a pergunta: “CPF na nota?”. Se não dava muita atenção, talvez a partir de agora queira rever a sua posição. O CPF na nota fiscal é uma iniciativa dos governos estaduais para controlar o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e combater a sonegação. E, além de contribuir para luta contra pirataria e estimular a responsabilidade das empresas, o cidadão pode receber parte do imposto efetivamente recolhido pelo estabelecimento. Participando do Nota Paraná, programa que incentiva os consumidores a exigirem a entrega do documento fiscal, você acumula créditos e concorre a prêmios em dinheiro.

Não é necessário se cadastrar no programa para gerar créditos. Basta informar o seu CPF ou CNPJ no ato da compra. Mas para consultar e utilizar os créditos e para participar dos sorteios mensais, o consumidor deverá acessar o site do Programa Nota Paraná ou baixar o aplicativo e fazer o seu cadastro. Saiba como neste link.

Desde que foi lançado, em 2015, o Nota Paraná já pagou R$ 1,9 bilhão entre créditos e prêmios, segundo a Agência de Notícias do Paraná. O CPF na Nota é dinheiro de volta para o cidadão e ainda dá direito a concorrer a mais de 40 mil prêmios mensais de até R$1 milhão. Os créditos, junto com os prêmios, poderão ser recebidos em conta bancária ou utilizados para o abatimento de IPVA. Paranaenses residentes em outro Estado também
podem participar.