Aniversário de Apucarana marca 80 anos de emancipação política

Publicado em 27 jan 2024, às 09h30. Atualizado em: 26 jan 2024 às 10h50.

Apucarana celebra 80 anos neste domingo, 28 de janeiro. O desenvolvimento econômico, que começou com a cafeicultura, e hoje consagra a cidade como a maior produtora de boné no Brasil, é um dos motivos de comemoração, mas quem passa pela região sabe o que há de mais precioso nela. “O nosso maior ativo é a nossa gente, a história de um povo que nunca desiste”, diz o prefeito do município, Sebastião Ferreira Martins Júnior (PSD).

O município, considerado a maior colônia ucraniana no Norte do Paraná, foi formado também por japoneses, mineiros paulistas e pessoas de vários lugares do mundo. A diversidade dos pioneiros reflete na construção de uma sociedade multicultural, que soma 130 mil habitantes, segundo o Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número de moradores é 7,62% maior em relação a 2010.

A região era subordinada à cidade de Londrina, mas conquistou emancipação política e administrativa em 1.944 após apresentar rápida expansão. O cultivo de café marcou a economia local e teve ápice entre 1.940 e 1.960. Os moradores precisaram se reerguer após a geada negra, em 1.975, que destruiu as plantações da época. Apesar dos estragos inesquecíveis, o café abriu portas para o milho, a soja, o trigo e também à urbanização acelerada.

Um dos principais impulsionadores do sucesso econômico é a localização estratégica da cidade, que atrai grandes indústrias, como é o caso da Brasfertil, posicionada na Estrada do Bejuin. Os três sócios de Mandaguari escolheram Apucarana para construir a sede e deixar o território ainda mais fértil e sustentável, em 2017. A indústria de fertilizantes iniciou as atividades em 2019, explica um dos sócios e diretor administrativo e financeiro, Helessandro Trintinalio, “escolhemos por questão de logística e também pela forma como fomos recepcionados”. 

A localização permite à indústria fácil acesso a matéria prima na região, aos portos e ter facilidade em despachar o produto para todo o Brasil. No começo, a capacidade de produção de fertilizante biotecnológico, um produto mais sustentável que reduz a necessidade de adubo químico, era de 15 mil toneladas ao ano, mas já ultrapassa 100 mil. “Acompanhamos bastante o desenvolvimento da cidade, a empresa está em fase de crescimento”, pontua o diretor financeiro. 

Para celebrar os 80 anos, os apucaranenses ganharam de presente de aniversário dois shows nacionais. Raça Negra e Michel Teló se apresentam na cidade nos dias 26 e 27 de janeiro, respectivamente. A corrida “28 de janeiro” também marca a celebração e recebe atletas do país inteiro, no dia 27 deste mês. A agenda recheada é feita para a população aproveitar de forma gratuita, “tem gente que ia passar a vida inteira e não conseguir ver esses shows”, explica o prefeito que reforça a importância da celebração.