Tecnologia da informação é setor em expansão no Brasil
A tecnologia está presente em praticamente tudo que usamos diariamente e por trás de tantos recursos tecnológicos estão os profissionais que atuam numa das áreas que mais cresce no Brasil – a tecnologia da informação. Os profissionais de T.I trabalham na criação e aperfeiçoamento de máquinas e equipamentos. Desde quando ligamos um aparelho eletrônico até quando acionamos a chave de um carro, temos anos de investimentos para alcançar essa evolução tecnológica que facilita a nossa vida e faz girar a economia ao redor do mundo.
Para Max Forte, presidente da Brose no Brasil, não basta apenas ter tecnologia de ponta para o desenvolvimento industrial, é preciso também ter mão de obra profissionalizada. Ele explica que “se a gente falar em tecnologia, hoje, um carro embarcado tem mais ships e mais tecnologias do que praticamente tinha um foguete em 1969. Além disso, só trazer novas máquinas, novos equipamentos para uma empresa, não vai fazer essa empresa ser mais tecnológica. Você precisa efetivamente de pessoas preparadas, que possam colaborar com essa nova tecnologia.”
Cada dia mais é imprescindível para o setor industrial investir nos processos tecnológicos para obter produtos com maior qualidade. A automação na linha de produção é fundamental para se garantir agilidade em todo o segmento da indústria. Como exemplo desse avanço tecnológico temos no Paraná, uma indústria que é líder na produção de sistemas eletrônicos de conforto e segurança para automóveis, onde até a manutenção de peças que já foram entregues ao mercado e estão em outras cidades, pode ser feita a distância. Além dos treinamentos de segurança dos profissionais, acontece através da realidade virtual.
Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Associação de Empresas de Tecnologia da Informação e da Comunicação e de Tecnologias Digitais, a demanda até 2025 no setor de T.I. deve chegar a quase 800 mil novos profissionais só no Brasil. Mesmo com este setor em franca expansão, o número de pessoas que buscam qualificação nesta área ainda é pequeno. Seguindo essa projeção, por ano ainda vão faltar, em média, 106 mil profissionais ao ano, para preencher estas vagas no mercado nacional. Números que deixam clara a necessidade urgente de qualificação, que pode ser encontrada de forma gratuita no SENAI, clique aqui e saiba mais.
Percebendo este cenário promissor na área da tecnologia da informação, Alessandra Gonçalves, de apenas 20 anos, que já trabalha numa indústria há alguns meses, aproveitou a oportunidade gratuita e começou a fazer o curso técnico de desenvolvimento de sistemas do SENAI. “Eu não pensei que ia gostar tanto. É uma área difícil, vai bastante lógica e matemática, mas para quem quer crescer, é uma ótima oportunidade para evoluir. O SENAI oferece cursos técnicos e de qualificação rápida – de graça.”
Fabiana Franciscone, superintendente do sistema FIEP, explica que “em 2021 foi atingida uma meta de 10 mil matrículas. Foram ofertados 120 cursos diferentes. A nossa meta agora para 2022 é de 14 mil matrículas, ofertadas gratuitamente na área de Tecnologia da Informação. Com essa demanda de tecnologia, além de ter novos profissionais que estão sendo empregados, todos esses profissionais que têm formação em tecnologia são super disputados pelas indústrias, e por outros segmentos também. Além disso , a gente tem feito também a requalificação dos profissionais que já trabalham na indústria, porque a necessidade de atualização é constante.”
Outro fator que chama a atenção de quem está à procura de uma área em desenvolvimento para se especializar, é a remuneração média no setor de T.I, que é quase duas vezes maior que o salário médio oferecido em outras áreas. O aumento da demanda e a escassez de profissionais qualificados faz aumentar o salário médio pago a quem decide entrar na área industrial.
Assista ao episódio 4 da série Gigantes da Indústria:
Quer conhecer esse projeto e conferir mais dicas sobre educação, acompanhe todos episódios.
RIC Séries – Gigantes da Indústria é um oferecimento SESI e SENAI.