Pequenas ou gigantes, agroindústrias paranaenses investem em inovação e tecnologia

Publicado em 7 nov 2022, às 09h00. Atualizado em: 17 nov 2022 às 13h40.

Considerado um dos principais celeiros do planeta, o Paraná tem hoje uma diversidade imensa de agroindústrias. Conglomerados que estão na lista das 100 maiores empresas do agronegócio brasileiro da conceituada revista Forbes. E também queijarias familiares, que conquistam mais e mais prêmios internacionais. A agroindústria é uma das principais alavancas para a geração de empregos, que traz mais valor agregado e ajuda a manter o homem no campo. Famílias que conseguem colocar sua produção diretamente na mesa do consumidor final.

E o setor cooperativista é um dos principais fomentadores da industrialização do que sai da nossa terra. São mais de 80 agroindústrias ligadas às cooperativas – indústrias de óleo de soja, moinhos de cereais, fábricas de ração, de carne, frango e suínos, e plantas para processamento de leite. Com investimento em inovação e tecnologia, por exemplo, o Paraná se tornou o maior produtor de peixes de cativeiro do Brasil. No ano passado, foram produzidas 188 mil toneladas, mais que o dobro do estado de São Paulo, o segundo lugar em produção, com 81,6 mil toneladas. Um ciclo virtuoso proporcionado pela agroindústria, um sistema que conecta os produtores em parcerias para que tenham produção e comercialização garantidas.

As melhores práticas da agricultura paranaense serão homenageadas e premiadas na segunda edição do Prêmio Orgulho da Terra 2022. O projeto é uma realização do Grupo RIC em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IAPAR), Emater (IDPR- Paraná) e o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar). Vão ser homenageadas 14 categorias Agricultura Orgânica, Agroindústria, Aves, Bovinocultura de Corte, Bovinocultura de Leite, Café, Feijão, Inclusão Social, e Mulheres no Agro, Piscicultura, Sericultura, Soja e Milho, Sucessão, Suínos, Tecnologia e Turismo Rural.

Mais do que produtores! Pensadores do futuro, desenvolvedores conscientes, praticantes de boas iniciativas e conectados às ações sociais, ambientais e econômicas. Esse é o Povo do campo. Esse é o nosso Orgulho da Terra. Saiba mais sobre a premiação em ric.com.br/orgulhodaterra.

O Prêmio Orgulho da Terra 2022 é apresentado por Banco do Brasil e conta com o patrocínio de GloboavesC Vale Cooperativa e Itaipu Binacional.