Paraná é destaque no setor automotivo nacional; São mais de 61 mil postos neste setor
Quando se pensa em indústria automotiva, o Paraná se destaca, sendo o estado que mais emprega nas áreas automotiva e de reparação de veículos em toda região sul do país. De acordo com dados referentes aos anos de 2020 e 2021, do novo CAGED – Cadastro Geral dos Empregados e dos Desempregados, do Ministério do Trabalho, o total de postos ocupados é de quase 61 mil, em mais de sete mil empresas especializadas. Para Alexandre Parker, diretor da Volvo, “Hoje, o Paraná faz frente às principais montadoras do país inteiro. O Estado é também um polo exportador, não somente suprindo veículos e equipamentos para o mercado brasileiro, mas também para o mercado de exportação.”
Mas como o mercado de trabalho no setor automotivo é formado majoritariamente por mão de obra masculina (84% são homens) as mulheres lutam para fazer a diferença e conquistar espaço no mercado automotivo. Mesmo com números positivos, com relação às vagas, é justamente neste segmento, que há maior carência de mão de obra qualificada. Saiba mais sobre os cursos gratuitos do SENAI, clique aqui.
Com tecnologia de ponta e a velocidade da evolução no setor surge a exigência de uma atualização rápida. Para suprir essa qualificação diretamente na mão de obra do setor automotivo, a equipe do Senai não para de se modernizar. Só no ano passado, cerca de 650 mil reais foram investidos em novas tecnologias de equipamentos e ferramentas para capacitar cada vez mais pessoas.
Para Pedro Lazzarotto – Coordenador de Educação Senai. “ quem quer ser um profissional da área é importante se qualificar para que consiga entregar e acompanhar o desenvolvimento tecnológico. Então, a formação é muito mais importante, mesmo que seja a iniciação ou o aperfeiçoamento, para que coloque o diferencial no mercado.”
É importante entender que mesmo para quem já está no mercado de trabalho, a busca por atualização profissional deve ser uma constante, exemplo disso são os professores do Senai, que são fontes inesgotáveis de conhecimento e incentivo. Um dado importante no cenário automotivo braasileiro, é que o SENAI fomenta a necessidade e a relevância do ensino profissionalizante. No caso da Mariane, os professores viraram até parceiros de negócio “agora a gente é colegas de profissão, colegas de negócios.”
E o número de profissionais que buscam atualização está cada vez maior. Mesmo durante a pandemia, a unidade do SENAI, no boqueirão, formou cerca de 2 mil profissionais na área automotiva. Novas turmas não param de surgir e são centenas de vagas gratuitas. José Paulo de Souza acabou de se jogar de cabeça nessa oportunidade: “Eu sempre tive o sonho de ter minha própria oficina. E por coincidência, quando eu entrei lá, entre os cursos que estavam disponíveis, tinha esse em técnico de manutenção automotiva.”
Mas, ao mesmo tempo, com a rápida modernização, falta mão de obra qualificada neste setor. Apenas 16% dos profissionais da área automotiva são mulheres. Haline Bordini – técnica em manutenção explica – “Eu fui me especializar, fazer cursos sobre isso, fazer cursos que ensinavam o trabalho em alto padrão, e aí resolvi abrir o meu negócio.”
Já Mariane Heleodoro – técnica em manutenção dentro da indústria atua “dando treinamentos dentro da indústria, dando suporte, apresentação de produtos, nesse setor de polimento e preparação.
As duas jovens fizeram o mesmo curso técnico no SENAI, em anos diferentes, em manutenção automotiva e hoje trabalham na mesma área, que é a estética automotiva, só que em frentes diferentes de atuação. Uma decidiu empreender, enquanto a outra, está na indústria. Exemplos de mulheres que não se deixaram intimidar pela predominância masculina e mostraram garra e determinação para merecer o destaque que possuem hoje, na área automotiva.
Assista ao episódio 3 da série Gigantes da Indústria:
Quer conhecer esse projeto e conferir mais dicas sobre educação, acompanhe todos episódios.
RIC Séries – Gigantes da Indústria é um oferecimento SESI e SENAI.