Indústrias paranaenses investem na saúde dos funcionários
No ritmo acelerado da produção industrial, empresas paranaenses apostam em proporcionar Segurança e Saúde no Trabalho – SST, por meio de medidas para prevenir doenças ocupacionais, acidentes de trabalho e proteger a integridade física do trabalhador.
Com o intuito de promover a saúde física e mental dos colaboradores e garantir também o alto índice de produtividades, várias indústrias optam por implantar práticas saudáveis como a ginástica laboral. Pelo menos duas vezes por semana, durante 20 minutos, o som das máquinas, nas linhas de produção, dá lugar à música alta e à animação dos funcionários, que se exercitam e fazem desta prática, um momento especial de cuidado consigo mesmo e de interação em equipe.
A sequência de exercícios é determinada conforme as atividades desenvolvidas pelo grupo, justamente para evitar qualquer tipo de desconforto que o funcionário possa sentir, por causa dos movimentos repetitivos aos quais está submetido ao longo da sua jornada de trabalho. Guilherme Lima – auxiliar de produção – afirma que a ginástica laboral, “é fundamental para dar uma quebrada na rotina. Além de que exercício físico é muito bom para a nossa saúde.”
Parceria Indústria/SESI há mais de 10 anos
As atividades físicas desenvolvidas no setor industrial, acontecem em parceria com o SESI. Exemplo desta parceria de sucesso é o que acontece há mais de 10 anos numa indústria do setor eletrônico, no estado do Paraná. Desde o início desta prática, as atividades têm por objetivo incentivar o cuidado à saúde dos funcionários. Com esse propósito, de acordo com os gestores, é possível perceber como consequência o bem estar dos colaboradores e o aumento na produtividade.
De acordo com Bruna Santos Rutka – gerente de segurança e saúde do SESI/PR, “a promoção da saúde não é uma obrigatoriedade legal, mas ela traz muitos ganhos para a empresa. Isso porque diminui o stress do trabalhador, aumenta a produtividade, a disposição e diminui os acidentes de trabalho.”
“Nós trabalhamos há bastante tempo com o sistema FIEP, desde a parte da segurança, de laudos obrigatórios, para a questão da segurança, saúde e meio ambiente. A gente sente que tem ganho de ambos os lados, para a empresa e para o colaborador. É uma parceria que dura há muito tempo”, comenta Denisia Teixeira, gerente de Recursos Humanos da Serdia. Ela explica que o momento da ginástica é um momento de descontração, de relaxamento.
Ginástica no trabalho é sinônimo de saúde
Letícia Rodrigues – auxiliar de produção – conta que fazer ginástica na indústria é uma ótima oportunidade. “Às vezes a gente tá assim meio cansadinho, uma dorzinha nas costas, daí na ginástica laboral a gente dá aquela esticada, aquela animada…”
Além da ginástica laboral, a parceria com o SESI reúne uma série de outras ações voltadas à segurança e à saúde dos profissionais. Há monitoramento periódico dos ambientes de trabalho através dos programas legais, elaboração de laudos técnicos, consultorias e até realização de exames e consultas ocupacionais na própria empresa. São as unidades móveis, que proporcionam atendimento médico, mais uma vez com ganhos para a indústria e para o colaborador.
Para Bruna Santos Rutka – gerente de segurança e saúde SESI/PR. “outra vantagem é poder realizar os exames in company, ou seja, é levar a nossa unidade móvel até as dependências da empresa. Com isso ela não precisa deslocar os trabalhadores dela para a realização dos exames em outro local.”
Para conhecer mais sobre essa parceria de sucesso entre Indústrias Paranaenses e o SESI, acesse o site sesipr.org.br/segurancaesaude.
Assista ao episódio 6 da série Gigantes da Indústria:
Quer conhecer esse projeto e conferir mais dicas, acompanhe todos episódios.
RIC Séries – Gigantes da Indústria é um oferecimento SESI e SENAI.