Indústrias investem na gestão de saúde e segurança dos colaboradores
A produção industrial projeta o Paraná nos cenários nacional e internacional. Em 2021 o estado paranaense ocupou o terceiro lugar em exportações industriais do País. Características como estas são resultado de vários fatores que buscam a qualidade na produção, tendo como princípio, a busca pela excelência na gestão da segurança e da saúde dos colaboradores, num dos setores que mais cresce no país e que dá sustentação à economia brasileira.
Para acompanhar o ritmo de modernização no setor industrial, o Brasil se inspira nas práticas aplicadas em países de primeiro mundo, e segue as tendências das empresas multinacionais, que adotam estratégias como turnos mais curtos, sem escalas nos finais de semana ou nos feriados. De acordo com especialistas do setor, este é o novo desenho da realidade de várias empresas no Estado do Paraná. Os funcionários só desenvolvem suas atividades de segunda a sexta-feira, das 08 às 18 horas, medida esta que tem aumentado o rendimento dos colaboradores exponencialmente a cada dia e com isso, garantido mais lucro às indústrias. É uma alternativa de otimização do tempo, que traz benefícios ao empregado e ao empregador.
Redução de custos e aumento da produtividade
Um exemplo dessa nova forma de conduzir o gerenciamento numa empresa de grande porte, no Paraná, é uma indústria líder na produção de nobreaks, sendo a única com tecnologia nacional de inversores de energia. Nela, a filosofia de trabalho adotada é o TPS – sigla em inglês para o Sistema Toyota de Produção. É uma metodologia que objetiva a redução de custos e visa aumentar a produtividade por meio de mudanças simples e conta com a ajuda de toda a equipe, considerando o colaborador como principal ativo do negócio.
A coordenadora de Recursos Humanos, Elisabete Gomes, explica que na indústria “é realizado o acompanhamento dos colaboradores, buscando que eles estejam fisicamente bem e que, estejam trabalhando de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, para que eles encontrem, dentro da empresa, um ambiente saudável.”
Mudanças na filosofia de trabalho
É interessante perceber, que no ambiente industrial, tanto os diagnósticos dos problemas, quanto às propostas de soluções, chegam de diversas áreas. Marcos César Muniz, que é gerente industrial, conta que pequenas mudanças podem influenciar positivamente no ambiente de trabalho. “Um projeto que foi proposto pelos colaboradores do piso operacional foi em relação à sala de estar deles. A mobília já estava um pouco desgastada, já estava um pouco ultrapassada, e esse projeto foi bem aceito, realizado e todos ficaram bem contentes com o resultado.”
As mudanças na filosofia de trabalho no setor industrial impactam diretamente na diminuição do número de acidentes de trabalho e também melhoram a qualidade de vida dos colaboradores, resultados que se refletem diretamente nos lucros das indústrias. Para o técnico em segurança do trabalho, Maikon Wilys Alves, ”a utilização de equipamentos que garantam mais segurança ao funcionário, aumentam a segurança dele no processo e com isso, cresce também, o rendimento deste funcionário.”
Planejamento de ações e segurança na indústria
Melhorias como estas passaram a ser desenvolvidas a partir da parceria estabelecida com o SESI, que vem se consolidando ao longo dos anos, com o trabalho de equipes especializadas no diagnóstico e no planejamento de ações que garantam a segurança do profissional dentro da indústria.
Para a gerente de segurança/saúde do SESI, Bruna Santos Rutka “toda equipe que atua com na empresa já conhece todo o histórico dela, já conhece o processo e sabe o que mudou e o que precisa indicar e implementar de mudanças naquele processo, para atender com qualidade e prevenir os riscos. Assim se diminuem os afastamentos, se melhora a qualidade de vida do trabalhador e consequentemente, se consegue o aumento da produtividade. Isso traz um ganho para a indústria. Ela cresce.”
Parceria SESI/Indústria
Os monitoramentos realizados pelo SESI nas indústrias são periódicos, o que garante além da comprovação da eficácia das medidas adotadas, que novas necessidades sejam percebidas pelos gestores. Outro ponto importante desse acompanhamento é para que as indústrias estejam em dia com as questões legais, para evitar custos com multas.
É importante ressaltar que o papel do SESI é fortalecer a indústria com a melhoria nas condições de trabalho e de vida dos profissionais, mostrando que eventuais gastos com a segurança, são na verdade, investimentos na produção. Garantindo assim, um setor industrial cada vez mais forte e em franco desenvolvimento. Para saber mais, clique aqui.
Assista ao episódio 5 da série Gigantes da Indústria:
Quer conhecer esse projeto e conferir mais dicas, acompanhe todos episódios.
RIC Séries – Gigantes da Indústria é um oferecimento SESI e SENAI.