Indústria investe em cursos de qualificação para garantir profissionais de ponta no mercado de trabalho
Apesar dos números do desemprego serem uma dura realidade para mais de 10 milhões de brasileiros, a busca por um emprego exige muito mais que boa vontade e persistência. Especialistas alertam quanto ao mercado de trabalho cada vez mais exigente e seletivo, principalmente quando o assunto é a contratação de mão de obra para a indústria.
Para conseguir uma oportunidade de trabalho é imprescindível qualificação profissional contínua. Este é um dos fatores que têm forte influência na hora de escolher entre os candidatos a uma vaga. Há um número considerável de vagas de emprego na indústria, mas vale lembrar que o setor industrial é um dos mais exigentes no que se diz respeito à espera de profissionais capacitados para assumirem postos de liderança.
Conheça os cursos gratuitos ofertados pelo SENAI, clique aqui. Uma oportunidade de qualificação profissional que fará a diferença na vida profissional.
Uma projeção indica que o estado do Paraná precisa qualificar 833 mil trabalhadores no setor industrial, até 2025. Desse total, quase 670 mil já possuem uma formação, ou estão inseridos no mercado de trabalho, mas precisam atualizar conhecimentos. Aproximadamente 164 mil pessoas ainda precisam ter formação inicial. Na prática há um grande número de vagas abertas e pessoas buscando empregos, porém, faltam profissionais qualificados para assumirem essas vagas. Bruna Andrade, aluna do curso técnico em mecânica, conta entusiasmada que ao ver a oportunidade de se qualificar, ela não pensou duas vezes e, se inscreveu no curso do SENAI e foi a partir daquele momento que tudo começou a melhorar.
E como o mercado de trabalho sofre alterações constantes, a busca pelo conhecimento e o aprimoramento das funções são cada vez mais necessárias. Um exemplo de uma escalada de sucesso é a história de Andressa laskoski. Ela conquistou espaço no mercado de trabalho depois da qualificação oferecida pelo SENAI. Andressa começou o curso de mecânica no SENAI em 2014. Foram anos de dedicação. Ela participou de campeonatos nacionais na sua área de atuação, foi premiada, sendo a única mulher a participar da sua modalidade e hoje ela é instrutora de aprendizagem, capacitando e influenciando outros jovens. “A gente vê esse crescimento, esse amadurecimento tanto pessoal como profissionais , não tem nada mais gratificante, participar desse desenvolvimento desde o começo. Geralmente aqui eles escolhem a área que querem seguir, para onde vão, a faculdade em que vão se especializar, e a gente faz parte dessa transformação.“
De acordo com a gestora de Recursos Humanos da Bosch, Paula Pessoa, a parceria da Multinacional com o SENAI teve início em 1980. Ela explica ainda que os cursos de qualificação oferecidos pelo SENAI garantem que os índices de contratação chegam a 95%.
Nos últimos cinco anos, mais de 1300 alunos foram capacitados em todo programa de gratuidade do SENAI. Desde 2019 já foram mais de 58 mil alunos que optaram por expandir as oportunidades do mercado.
Assista ao primeiro episódio da série Gigantes da Indústria:
Quer conhecer esse projeto e conferir mais dicas sobre educação, acompanhe todos episódios.
RIC Séries – Gigantes da Indústria é um oferecimento SESI e SENAI.