Cimento queimado: como aplicar na sua casa?
O cimento queimado é uma técnica de revestimento para paredes, chão e até mesmo teto que se tornou uma tendência nos projetos de decoração e arquitetura contemporâneos. Isso porque ele remete ao estilo industrial, justamente pois, antes de estar presente em ambientes internos, o cimento queimado era muito usado em canteiros de obras.
Não por acaso, além do estilo, o cimento queimado tem alta resistência à abrasão, durabilidade, fácil manutenção e é econômico. O aspecto final ainda permite versatilidade e combinação com outros materiais e elementos.
Essa e outras técnicas, capazes de transformar um ambiente de forma rápida, são aplicadas no programa Repaginando da RICtv, apresentado por André Henning.
Quer aprender a aplicar essa técnica também na sua casa? É mais simples do que parece, olha só:
O que você vai precisar?
Para preparar a mistura que forma a base do cimento queimado, você vai precisar de:
- água
- massa acrílica
- pigmento preto
Como materiais adicionais, para auxiliar na preparação e aplicação, utilize:
- desempenadeira
- esponja
- lixa
A “receita” da massa é feita a partir de seis colheres de massa acrílica em 150ml de água até que ela seja totalmente dissolvida. Acrescente 20 gotas de pigmento preto até adquirir o tom acinzentado desejado. Você deve acrescentar a quantidade de acordo com a área que deseja cobrir (quanto maior, mais material).
Algumas marcas de materiais para construção e decoração já têm produtos prontos para criar esse efeito.
Como aplicar?
Com a mistura pronta, chegou a hora da aplicação. O primeiro passo é limpar a superfície, que não pode ter nenhum outro material sobre ela e deve estar nivelada. Você pode usar água, sabão neutro para a limpeza e uma lixa para finalizar.
Em seguida, umedeça levemente a superfície para que a massa tenha mais aderência, com cuidado para não encharcá-la. Assim, já é possível despejar a mistura, cuidando para que a espessura seja suficiente para cobrir tudo. Nivele com ajuda de uma espátula.
Para dar o efeito de cimento queimado, use a esponja. Faça movimentos de onda sobre a massa enquanto ela ainda estiver maleável. Espere cerca de seis horas até secar para criar uma nova camada. Você pode alternar entre esponjas menores e maiores para ampliar o efeito.
Para finalizar o acabamento, depois que todas as camadas estiverem secas, lixe e aplique um impermeabilizante. Cuidado com outros produtos de finalização, pois eles podem alterar a coloração e a textura no acabamento.
Outras opções de pintura
Apesar de ser tendência, o cimento queimado pode não ser a melhor opção de revestimento se você quer um ambiente mais leve ou prefere o estilo clássico. Nesse caso, vale optar por tons mais claros, como branco, off-white e bege. Mesmo com cores mais tradicionais, é possível inovar nas texturas. Técnicas que imitam palha ou linho criam efeitos que fogem do tradicional.
Prepare-se para aplicar essas dicas e trazer modernização para sua casa!
Patrocínio: Blascoor, Megamania, Decor 8, Avant e Pontaflex.