Aperfeiçoamento da pecuária de leite do Paraná mantém nosso estado entre os líderes de produtividade
No segundo maior estado produtor de leite do Brasil, onde são produzidos em média 4,4 bilhões de litros ao ano, são muitos positivos os resultados da gente do campo que fortalece a atividade porque investe em tecnologia, sustentabilidade e no cooperativismo. O Deral mostra que o Paraná produz 13,6% do volume nacional com um rebanho de 3 milhões de bovinos leiteiros. E são daqui os dois municípios brasileiros líderes na produção: Castro – considerada Capital do Leite – com 381,7 milhões de litros, e Carambeí com 227,8 milhões de litros.
Para o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) a pecuária de leite representa a cadeia produtiva mais importante para os agricultores familiares do Estado. O IDR é um dos parceiros do Grupo Ric no Prêmio Orgulho da Terra 2022, junto com o IAPAR e a Ocepar. O projeto homenageia e premia as melhores práticas do agronegócio em 16 categorias, entre elas a bovinocultura de leite.
Nos cases que serão avaliados pelos técnicos da segunda edição da premiação estão produtores com 30 anos de atividade leiteira. Mas também famílias que, depois de tentarem a vida na cidade, retornaram ao campo e há dez anos investem em sistemas de criação mais sustentáveis e no aperfeiçoamento da gestão das propriedades para obter resultados significativos na cadeia do leite.
Mais do que produtores, pensadores do futuro, desenvolvedores conscientes, praticantes de boas iniciativas e conectados às ações sociais, ambientais e econômicas. Esse é o Povo do campo. Esse é o nosso Orgulho da Terra. Saiba mais sobre a premiação em: ric.com.br/orgulhodaterra.
O Prêmio Orgulho da Terra 2022 é apresentado por Banco do Brasil e conta com o patrocínio de Globoaves, C Vale Cooperativa e Itaipu Binacional.