Agricultura familiar paranaense sustenta os bons números da cafeicultura brasileira

Publicado em 9 nov 2022, às 08h00. Atualizado em: 17 nov 2022 às 13h45.

Tamanha é a preferência pelo café que a única bebida mais consumida do que ele pelos brasileiros é a água. No ano passado, o consumo de café torrado no Brasil foi de quase cinco quilos per capita, de acordo com a Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café). Para garantir a essa quantidade e, principalmente, a qualidade desse café, são pelo menos 8 mil produtores rurais paranaenses na atividade cafeeira, a maioria no sistema de agricultura familiar.

O Brasil é hoje responsável por quase 40% da produção de café em todo o planeta. É o maior produtor mundial há mais de 150 anos. Nosso estado já foi um dos maiores produtores do país, e vem retomando gradativamente sua importância no cenário nacional. Muitas das ações de incentivo e capacitação dos produtores fazem parte do programa Café do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater).

O programa tem como principal objetivo desenvolver tecnologias e soluções para a cadeia produtiva de café no Paraná. Os pesquisadores estimam que somente com o aumento da produtividade, melhoria da qualidade da bebida e redução das perdas, as pesquisas do IDR-Paraná contribuem com 20% da produção total do cultivo no estado – o equivalente a cerca de US$ 19.000.000 anuais. São ações que junto com o uso de tecnologia, podem manter o café como uma ótima opção de renda para os agricultores familiares.

O IDR-Paraná é parceiro do Grupo Ric na segunda edição do Prêmio Orgulho da Terra 2022. O projeto vai homenagear e premiar as melhores práticas da agricultura paranaense. O prêmio tem ainda a colaboração da Emater e do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar). Produtores de todo estado participam da disputa em 14 categorias: Agricultura Orgânica, Agroindústria, Aves, Bovinocultura de Corte, Bovinocultura de Leite, Café, Feijão, Inclusão Social, e Mulheres no Agro, Piscicultura, Sericultura, Soja e Milho, Sucessão, Suínos, Tecnologia e Turismo Rural. Saiba mais sobre a premiação em ric.com.br/orgulhodaterra.

“A maior parte dos nossos são pequenos agricultores, mas juntos somos o segundo maior produtor de grãos do Brasil, o segundo em faturamento bruto agropecuário e terceiro maior exportador do agronegócio brasileiro. Esse é o nosso Orgulho da Terra” – Prêmio Orgulho da Terra 2022. Para saber mais sobre a premiação, clique aqui.

O Prêmio Orgulho da Terra 2022 é apresentado por Banco do Brasil e conta com o patrocínio de GloboavesC Vale Cooperativa e Itaipu Binacional.