Tornado? Nuvem funil atinge cidade do Paraná e assusta moradores; veja vídeo
Ainda há duvidas se foi um tornado que atingiu a cidade paranaense. Veja a explicação do meteorologista abaixo!
Uma forte tempestade atingiu algumas cidades no Oeste do Paraná na tarde desta terça-feira (15). No entanto, o que mais chamou a atenção, foi uma nuvem funil que se formou em Assis Chateaubriand e que deixou moradores assustados.
Um vídeo mostra o momento em que o fenômeno atinge a cidade. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), ainda não se sabe se o evento era um tornado e explicou o motivo.
“Como o vídeo está bem distante não podemos ter a certeza que este evento tocou o solo (definição de tornado: nuvem funil que toca o solo). Assim com este registro, podemos categorizar o evento como uma nuvem funil, que predece um evento de tornado. Caso surja outra evidência do mesmo evento que mostre o toque do funil no solo, o evento pode ser classificado de nuvem funil para tornado. Pode parecer preciosismo, mas é a regra internacional para classificar o evento”, disse Marco Jucevicius, meteorologista do Simepar.
Veja o momento em que a nuvem funil atinge Assis Chateaubriand:
Tempestades no Oeste do Paraná
Conforme o Simepar, rajadas de vento de 76 km/h foram registradas na estação meteorológica em Cascavel na tarde desta terça-feira (15).
Leia também:
- Previsão do tempo para Curitiba amanhã (16/10/2024), segundo o Climatempo
- Frente fria atinge o Paraná e traz chuvas e rajadas de vento de 60 km/h
- Paraná tem mais 239 casos de dengue e boletim semanal não registra mortes
O Inmet emitiu um alerta de temoral para a região com previsão de ventos intensos de 40 a 60 km/h e queda de granizo. O aviso vale para a noite desta quinta (15) e se estende até às 10h de quarta-feira (16).
Conforme moradores do local, uma indústria de móveis e mármore, na área industrial Santa Inês, em Itaipulândia, foi atingida e teve a cobertura destruída, sendo levada pelo vento.
Veja imagens dos estragos causados pela tempestade no Oeste do Paraná:
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!