Tempestades e vendavais atingem o Paraná até sexta-feira (11)
Alerta vale para todas as regiões do estado; Simepar alerta sobre a possibilidade de rajadas de ventos de até 70 km/h e possíveis deslizamentos de encostas
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) emitiu um alerta para a ocorrência de tempestades e vendavais em diversas regiões do estado nesta quinta-feira (10) e, principalmente, na sexta-feira (11). De acordo com a previsão, são esperadas rajadas de ventos de até 70 km/h e quedas de granizo localizadas.
Nesta quinta, o dia começou com chuvas amenas no Leste do Paraná. No entanto, até o final da manhã, começa a formação de tempestades no Oeste do estado, região que terá chuva mais intensa. Principalmente na região de divisa com o Paraguai, em cidades como Foz do Iguaçu e Guaíra, mas podendo chegar até a região de Cascavel.
Chuva ganha força na sexta-feira (11) em todo o estado
Em seguida, entre a noite de quinta e o final da tarde de sexta, as chuvas intensas se deslocam pelo estado todo, chegando até o Leste paranaense no final do dia, quando as chuvas se encaminham para o mar e o fenômeno perderá força.
Leia também:
- Previsão do tempo para Curitiba hoje (10/10/2024), segundo o Climatempo
- Furacão Milton: primeiras mortes são confirmadas por autoridades na Flórida
- Ondas de 8 metros são registradas por drone durante Furacão Milton; assista
Dessa forma, na sexta-feira estão previstos vendavais de até 70 km/h e chuvas de granizo isoladas, em todo o estado.
O Simepar ressalta ainda que, devido à chuva contínua dos últimos dias, o solo está encharcado em diversas regiões. Assim, com a chegada das tempestades, podem ocorrer deslizamentos pontuais de encostas, especialmente no litoral do estado. Por isso, é importante que a população que vive na região fique atenta.
População pode receber alertas sobre eventos climáticos
Para que a população fique mais segura e preparada para os eventos climáticos, a Defesa Civil do estado mantém um sistema de alertas que avisa os moradores das regiões atingidas. São duas maneiras de conectar à rede de alertas. Por meio do Whatsapp, basta adicionar o número (61) 2034-4611 no telefone e mandar um “oi” para o contato. Outra forma de ficar sabendo dos alertas é via SMS, enviando o CEP da sua residência por mensagem para o número 40199.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui