Sanepar envia caminhões-pipa para apoiar abastecimento de água no RS

Equipamentos serão utilizados para levar água potável até as regiões mais atingidas pelas cheias

por Luciano Balarotti
Com informações da AEN
Publicado em 7 maio 2024, às 13h09.
POST 5 DE 8

Em mais uma ação de ajuda às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, a Sanepar enviou na manhã desta terça-feira (7) cinco caminhões-pipa, cada um com capacidade para até 12 mil litros de água, para auxiliar no abastecimento de água nas regiões mais atingidas.

Sanepar envia cinco caminhões-pipa para ajudar a reestabelecer o abastecimento de água no Rio Grande do Sul
Caminhões-pipa ajudarão a levar água potável para lugares desabastecidos (Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Os veículos, que saíram de Curitiba, Ponta Grossa, Pato Branco e Foz do Iguaçu devem chegar ao RS ainda nesta terça. Em terras gaúchas, eles irão pegar água nas estações preservadas e ajudar no abastecimento dos locais que tiveram o fornecimento regular cortado devido às enchentes. As autoridades gaúchas estimam que mais de 850 mil pessoas estejam sem água potável em suas residências. A situação é gravíssima especialmente em Porto Alegre, onde 85% da população chegou a ficar sem água.

Além dos caminhões-pipa que já foram para o Rio Grande do Sul, a Sanepar também colocou à disposição do governo gaúcho três reservatórios modulares com capacidade para armazenamento de 70 mil litros de água cada. Os contêineres são equipados com um sistema de pressurização que torna mais ágil e fácil o reabastecimento. Eles serão enviados para apoiar as operações de abastecimento assim que o governo gaúcho os solicite.

Junto com os caminhões-pipa, viajaram para o RS um engenheiro mecânico, três eletricistas e os motoristas da Sanepar, para operar os equipamentos e veículos até que o abastecimento de água dos municípios gaúchos seja normalizado.

Ações de apoio e salvamento das vítimas continuam por prazo indeterminado

O envio dos caminhões-pipa é parte da campanha SOS RS, coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama e a Defesa Civil Estadual. Até o momento, 190 toneladas de alimentos, roupas, cobertores e artigos de limpeza e higiene foram encaminhadas às vítimas. E a previsão da Defesa Civil é que outras 300 toneladas sejam enviadas ao Rio Grande do Sul ao longo desta semana.

E as forças de salvamento e segurança paranaenses que foram deslocadas para o Rio Grande do Sul já resgataram 857 pessoas, sob orientação das forças gaúchas. Eles estão mobilizados em cidades atingidas por alagamentos e trabalham ao lado de voluntários, forças de salvamento de outros estados e das forças armadas. São 34 bombeiros paranaenses mobilizados, além de dois policiais militares com um helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA).

Além disso, nessa terça-feira mais 28 policiais militares, viaturas, um barco e outro helicóptero serão encaminhados para ajudar no policiamento ostensivo. Mais de 400 cidades foram atingidas por inundações e há 163 bloqueios em rodovias federais e estaduais. 

Assista a um resgate dos bombeiros paranaenses no Rio Grande do Sul

Bombeiros paranaenses já resgataram 857 pessoas ilhadas pelas cheias no RS (Vídeo: Corpo de Bombeiros do Paraná)

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui