Resgate emocionante traz esperança para moradores atingidos pelas cheias no RS

Brigada Militar salva casal e cachorro que estavam ilhados sobre uma pilha de escombros no meio da correnteza

Publicado em 3 maio 2024, às 15h14.

A Brigada Militar do Rio Grande do Sul realizou um resgate emocionante em meio às cheias que assolam o estado. Com o apoio de um helicóptero, um brigadista salvou um casal e seu cachorro, que estavam ilhados sobre um monte de escombros no meio da enchente. O salvamento foi registrado em vídeo, que você pode conferir no final da reportagem.

Brigada Militar realiza resgate emocionante de um casal e seu cachorro
Casal ficou ilhado em cima de escombros no meio da enchente (Foto: Reprodução/Brigada Militar do RS)

De acordo com a brigada, o resgate emocionante aconteceu na manhã desta sexta-feira (3), na cidade de Bom Retiro do Sul. A ação de salvamento foi bastante delicada devido à instabilidade do local onde o casal e o seu animal de estimação tentavam se abrigar da correnteza. Nas imagens é possível ver que eles se encontravam sobre o que parecem ser os destroços de uma casa, ao lado de uma geladeira e sobre um carro quase totalmente submerso.

O resgate foi ainda mais complicado porque a mulher apresenta dificuldades de locomoção, segundo a Brigada Militar. Mas, apesar dos riscos que o casal e o cachorro correram, eles foram salvos sem ferimentos mais graves.

Rio Grande do Sul contabiliza 37 mortes causadas pelas enchentes

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou mais um boletim com os números de cidades e pessoas afetadas pelas cheias. O relatório divulgado às 12h desta sexta contabiliza 37 mortes, ocorridas em 22 municípios. As cidades de Gramado e Santa Cruz do Sul, cada uma com quatro mortes confirmadas, são as mais afetadas.

Além das mortes, a Defesa Civil confirma que 74 pessoas estão desaparecidas e outras 74 foram feridas com maior gravidade. As enchentes atingiram 235 cidades, afetando mais de 350 mil pessoas, e desalojaram 23.598 moradores.

Comporta rompida deixa Porto Alegre em alerta

Também na manhã desta sexta uma comporta de ferro se rompeu, permitindo que a água avançasse em direção ao Centro Histórico de Porto Alegre. De acordo com o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), o portão de ferro, que estava chumbado e isolado com sacos de areia, não aguentou a força da enxurrada e se abriu, deixando que a água invadisse a Avenida Sertório, uma das principais vias da cidade, no bairro de Navegantes.

A recomendação das autoridades é para que os moradores saiam o quanto antes das áreas inundadas e das regiões próximas aos pontos alagados.

Assista o emocionante resgate do casal e seu cachorro

Brigada Militar resgata casal e cachorro que estavam ilhados pela enchente (Vídeo: Brigada Militar do RS)

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui