Cidades brasileiras podem bater recorde de calor em 2024; confira

Goiânia deve registrar 39ºC nos próximos, segundo Climatempo, as temperaturas altas devem ser registradas no próximo domingo (15)

por Jessica de Holanda
Com informações do Climatempo e supervisão de Erick Mota
Publicado em 12 set 2024, às 18h26.

O Brasil pode registrar novos recordes de calor para 2024 nos próximos dias. De acordo com o Climatempo, o aumento de temperatura pode ser causado pela forte massa de ar quente que será potencializada pela aproximação de uma frente fria.

O recorde abrage 4 cidades
Efeito pré-frontal é um dos motivos para a intensificação (Foto: José Fernando Ogura/AEN)

São Paulo, Goiânia, Brasília e Manaus são as cidades que podem registrar as temperaturas históricas. A tendência é que o próximo domingo (15) seja considerado o dia mais crítico desta onda de calor.

Leia mais:

Temporal pode atingir o Paraná com rajadas de vento de 70 km/h; veja quando
Paraná em alerta para chuva preta: veja como queimadas impactam o estado

Fatores que contribuem para o recorde de calor

Segundo o Climatempo, a aproximação da nova frente fria vai trazer um fenômeno: “Conhecido como efeito pré-frontal, ele tende a intensificar o calor antes da chegada da frente fria. Esse fenômeno ocorre porque o ar frio, sendo mais denso, empurra o ar quente para cima, comprimindo-o e elevando ainda mais as temperaturas em amplas áreas do Brasil”, aponta o Climatempo.

Cidades

Em São Paulo, a previsão é de 35°C no dia 15 de setembro, superando o recorde anterior de 34,7°C.

Goiânia, que já tem temperaturas altas, está com expectativa de 39°C, a cidade pode superar o recorde anterior de 38,9°C.

Já Brasília, no Distrito Federal, a previsão indica que a cidade pode atingir 34°C, superando o recorde anterior de 32,8°C.

E em Manaus, as previsões indicam que a temperatura pode alcançar 39°C no dia 15 de setembro, igualando o recorde histórico da cidade resgistrado no último 11 de setembro.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui