Alerta laranja: Sul do Brasil tem aviso para ventos de até 100 km/h em tempestade
O alerta laranja do Inmet é válido para regiões do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com risco de queda de granizo
Um alerta laranja para risco de tempestades no Sul do Brasil foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) com início às 18h desta quinta-feira (23). À princípio, o término do aviso é apenas para às 10h desta sexta-feira (24). Algumas regiões do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná podem ser afetadas.
Conforme informações do Inmet, a previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos que podem ir de 60 até 100 km/h. Além disso, pode haver queda de granizo. Há, portanto, risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Regiões em alerta laranja no Sul do Brasil
O alerta laranja é válido para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Então, veja as regiões que podem registrar tempestades:
- Rio Grande do Sul: Serrana, Noroeste, Metropolitana de Porto Alegre, Nordeste, Centro Oriental.
- Santa Catarina: Oeste, Norte, Sul, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis.
- Paraná: Metropolitana de Curitiba, Centro Ocidental, Noroeste, Sudoeste, Oeste, Sudeste, Norte Central, Centro-Sul e Centro Oriental.
Alerta vermelho no Rio Grande do Sul
Além do alerta laranja, o Rio Grande do Sul também está em alerta vermelho, devido ao grande risco pelo acumulado de chuva no estado. O aviso vai até às 14h desta quinta-feira (23). Desta forma, a previsão é de chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia.
Além disso, há grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco. As regiões afetadas são: Centro Ocidental, Sudeste, Metropolitana de Porto Alegre, Sudoeste e Centro Oriental.
Previsão do tempo para o Paraná
Conforme a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), uma frente fria avança pelo Paraná nesta quinta-feira, e áreas e linhas de instabilidade provocam pancadas de chuva acompanhadas de descargas elétricas a partir da tarde.
Por fim, de acordo com o Simepar, há risco de descargas elétricas entre as regiões Noroeste, Oeste, Sudoeste e Centro-sul. Já nas outras áreas o tempo permanece estável, com temperaturas elevadas – com mudança prevista durante a madrugada de sexta-feira.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.