Alerta laranja: Cidades do Paraná podem registrar fortes chuvas e alagamentos

Previsão do Inmet é de tempestades com rajadas de vento de até 100 km/h; veja locais

por Guilherme Becker
com informações do Inmet e do Simepar
Publicado em 2 maio 2024, às 09h26. Atualizado às 09h27.
POST 2 DE 4

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou algumas regiões do Paraná em alerta laranja para tempestades nesta quinta-feira (2). Segundo o instituto, municípios localizados na faixa sul, sudoeste e oeste podem ser atingidos por chuvas fortes, que chegam ao estado acompanhadas de rajadas de vento e risco de granizo.

Alerta laranja é para regiões oeste e sudoeste do Paraná
Alerta laranja é para regiões oeste e sudoeste do Paraná (Foto: José Fernando Ogura/AEN)

O alerta do Inmet é válido até às 15h desta quinta-feira (2). As cidades localizadas na área de risco podem ter chuva acumulada entre 30 e 100 mm/h, além de rajadas de vento de até 100 km/h.

A mudança climática pode ocasionar cortes de energia, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. 

Paraná está em alerta laranja para chuvas
Paraná está em alerta laranja para chuvas (Foto: Inmet)

Chuva forte no sul do Brasil

As chuvas que se aproximam do Paraná já causaram estragos em outras regiões. O estado do Rio Grande do Sul é castigado pelo alto volume de chuva desde o início da semana e, nesta quarta-feira (1º), o governador Eduardo Leite decretou estado de calamidade pública. Segundo balanço, até a manhã desta quinta (2), 10 pessoas morreram, 21 estão desaparecidas e 11 ficaram feridas.

O Sistema Meteorológico do Paraná também alerta para a chegada da chuva no estado. Segundo o meteorologista Lizandro Jacóbsen, moradores das regiões mais a oeste precisam ficar atentos com as precipitações.

“Para esta quinta-feira (2) ocorrem mudanças de tempo em partes do estado do Paraná. Há possibilidade de chuva entre oeste e sudoeste. O sistema frontal que causa muita chuva entre o norte do Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina se aproxima do estado, mas é apenas nestas duas regiões que o tempo muda. No sul paranaense também há possibilidade de chuvas, mas isso mais para o período noturno”, destacou Jacóbsen.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui