Inscrições para processo seletivo do Instituto Federal do PR vão até dia 13
O Instituto Federal do Paraná (IFPR) está com inscrições abertas, até o dia 13 de janeiro, para o processo seletivo 2022, que seleciona candidatos aos cursos de graduação presenciais oferecidos pela instituição. Estão disponíveis 2.637 vagas em campi de 20 cidades do estado. Veja todos os detalhes no edital.
A seleção de candidatos será realizada mediante realização de provas presenciais simultaneamente nas cidades dos campi que oferecem os cursos no dia 06 de março de 2022. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de janeiro, pelo site da Fundação de Apoio a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Funtef).
Os cursos superiores presenciais do IFPR deste ano são oferecidos em: Assis Chateaubriand, Campo Largo, Capanema, Cascavel, Colombo, Curitiba, Foz do Iguaçu, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Jaguariaíva, Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pinhais, Pitanga, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.
Inscrições
As inscrições devem ser feitas até o dia 13 de janeiro, na página da Fundação de Apoio a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Funtef). A taxa de inscrição tem um custo de R$ 50, e o período de pedido de isenção foi encerrado no dia 31 de dezembro.
Para realizar a inscrição, o candidato deve acessar o site da banca organizadora. É imprescindível que o candidato tenha CPF próprio para realizar a inscrição.
- Leia também: Resultado do Enem será divulgado em fevereiro
Cursos superiores
Os cursos superiores são oferecidos pelo IFPR em 20 municípios do Paraná. A seleção de candidatos será realizada mediante a realização de provas presenciais que avaliam os conhecimentos do Ensino Médio.
Os cursos superiores presenciais do IFPR são ofertados nas formas:
- Bacharelado – possui organização curricular voltada à formação científica e humanística, conferindo ao diplomado conhecimentos em determinado campo do saber para o exercício de atividade profissional, acadêmica ou cultural, com o grau de bacharel;
- Licenciatura – possui organização curricular que habilita plenamente o profissional a atuar como professor na educação básica, nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, com o grau de licenciado;
- Tecnologia – possui organização curricular estruturada a partir de eixos tecnológicos, habilitando o diplomado a atuar em áreas profissionais específicas nas quais sejam exploradas diferentes tecnologias, com o grau de tecnólogo.
Inclusão social
O Processo Seletivo do IFPR destina 80% das vagas à inclusão social. 60% do total de vagas ofertadas para cada curso e turma são reservadas aos candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas. Destas, 50% serão destinadas aos candidatos que possuam renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita (R$ 1.650) e 50% serão destinados aos candidatos que possuam renda familiar bruta mensal superior a 1,5 salário mínimo nacional per capita, havendo reserva de vagas para candidatos: autodeclarados pretos, pardos e indígenas, com deficiência; autodeclarados pretos, pardos e indígenas; pessoas com deficiência; e demais candidatos.
No Anexo II do edital é possível conferir um quadro explicativo sobre o sistema de cotas adotado pelo IFPR.
Além das vagas acima descritas, o IFPR ainda destina 10% do total das vagas ofertadas para os candidatos autodeclarados pretos ou pardos; 5% do total das vagas aos candidatos autodeclarados indígenas; e 5% aos candidatos com deficiência;
Os 20% restantes do total de vagas são destinados à ampla concorrência.
Para o curso superior de Tecnologia em Gastronomia (Campus Foz do Iguaçu), do total de 22 vagas, haverá 2 vagas destinadas para candidatos estrangeiros conforme previsto no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), já descontadas do quadro de vagas Anexo I do edital. A forma de seleção dessas vagas será divulgada em edital específico a ser publicado na página virtual do Campus Foz do Iguaçu.
Para o curso superior de Tecnologia em Agroecologia (Campus Campo Largo) as vagas ofertadas serão distribuídas da seguinte forma, considerando o sistema de cotas: 60% das vagas serão disponibilizadas para sujeitos da agricultura familiar e 40% das vagas para o público em geral.