Zeca Dirceu considera reoneração da folha de pagamentos "razoável"

por Mariana Gomes
com supervisão de Brayan Valêncio
Publicado em 7 maio 2024, às 19h19. Atualizado às 19h21.
POST 23 DE 25

O deputado federal Zeca Dirceu (PT) se pronunciou sobre a reoneração da folha de pagamentos de 17 setores decidida por Cristiano Zanin, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Procurado pelo Grupo RIC, Dirceu se posicionou contra a desoneração.

A princípio, o parlamentar afirma que a decisão do STF é baseada apenas nos princípios legais. “O STF não avaliou, não decidiu e nem pode, por razões legais, se a reoneração é boa, é ruim, é importante, é necessário ou não. Ele se ateve aos princípios legais”, afirmou.

Além disso, Dirceu argumenta que é preciso encontrar fontes de renda para bancar os gastos do Brasil e, por isso, não se deve questionar a decisão do STF. “Não há muito que se discutir, se comentar uma decisão como essa do Supremo Tribunal Federal”, disse.

De acordo com o deputado, nem todos os setores afetados pela reoneração da folha são importantes. “Claro que o governo federal é sensível, já fez propostas, fará outras, para fazer um processo gradual de redução das desonerações. Esses setores geram empregos, são importantes, mas nem todos, alguns inclusive estão demitindo. Então o governo vai novamente apresentar uma proposta”, relatou.

Por fim, Zeca Dirceu acredita que a decisão do STF de reonerar a folha de pagamentos é “razoável”. “Eu acho que está razoável tanto a decisão do Supremo como as propostas que o Governo Federal tem apresentado”, concluiu.

Entenda a decisão de Zanin

Na última quinta-feira (25), o ministro Cristiano Zanin suspendeu a desoneração da folha de pagamentos após um pedido da Advocacia Geral da União (AGU). 

A princípio, a decisão busca preservar o equilíbrio das contas públicas e controlar o crescimento das despesas. Além disso, o magistrado também destacou a necessidade de evitar um desajuste fiscal de proporções bilionárias.

Confira a posição de cada integrante da bancada paranaense no Congresso Nacional

Deputados:

Senadores:

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.