Zé Dirceu articula candidatura a deputado federal por São Paulo em 2026
Prioridade é eleição do novo diretório do PT, na sequência o ex-ministro deve focar em sua candidatura à Câmara dos Deputados
O ex-ministro da Casa Civil, Zé Dirceu (PT) deve voltar à disputar eleições em 2026 como deputado federal por São Paulo. As tratativas ocorrem entre pessoas próximas e os familiares apoiam a decisão do ex-político de 79 anos.
A informação do interesse de Zé Dirceu de disputar a próxima eleição foi confirmada pela coluna com pessoas próximas ao ex-ministro.
Segundo a apuração, Zé Dirceu tem sido estimulado a se apresentar como liderança nacional e a voltar a disputar eleições por amigos e familiares, inclusive os filhos.
Com os direitos políticos restabelecidos após decisão do ministro Gilmar Mendes, Zé Dirceu agora vai tentar recuperar espaço dentro da própria direção do Partido dos Trabalhadores.
O foco atual do ex-ministro é participar ativamente do Processo de Eleição Direta (PED) do PT, que está marcado para maio.
Zé Dirceu de olho no PED do PT
De acordo com fontes, dependendo daquilo que a eleição do partido definir, Zé Dirceu deve, já no ano que vem, se colocar como candidato a deputado federal e também como uma das lideranças que vão pensar já em uma possível reeleição do presidente Lula (PT).
Zé dirceu portanto deve voltar aos holofotes assim que a deputada federal paranaense Gleisi Hoffmann (PT) deixar o comando nacional da legenda.
Internamente, Zé e o filho, o deputado federal Zeca Dirceu (PT), concordam que o PT errou ao apoiar candidatos de outros partidos que não representam diretamente o presidente Lula em grandes prefeituras, como em São Paulo, onde o PT esteve ao lado de Guilherme Boulos (PSOL), e em Curitiba, que a legenda endossou a candidatura de Luciano Ducci (PSB).
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui