Zanin critica linguagem neutra em escolas: "destoa das normas"
O ministro Cristiano Zanin criticou o uso de linguagem neutra em escolas, dizendo que é necessário ter respeito pela língua portuguesa
Durante um julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) na última segunda-feira (10), o ministro Cristiano Zanin criticou o uso de linguagem neutra em escolas. No caso, a Corte decidiu suspender leis municipais de cidades em Goiás e Minas Gerais que vedavam o uso de linguagem neutras em colégios locais.
A princípio, o relator Alexandre de Moraes entendeu que não compete aos municípios legislar sobre currículo escolar. A decisão do plenário foi unânime.
Em sua decisão, Zanin ponderou sobre a necessidade de respeitar a língua portuguesa como idioma oficial do Brasil. “É preciso respeitar o corpo normativo vigente ao menos em documentos educacionais e oficiais de instituições de ensino”, afirmou.
Além disso, Zanin criticou a linguagem neutra em escolas junto com qualquer outro uso que não siga o padrão da língua. “A princípio não me parece ser possível adotar na base curricular, em materiais didáticos e em documentos oficiais de instituições de ensino, o uso de linguagem que destoe das normas da língua portuguesa, como é o caso da ‘linguagem neutra’”, concluiu.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.