Vereadora pede repúdio contra secretário que gritou com ela em cerimônia oficial
A vereadora de Curitiba, Noêmia Rocha (MDB), pediu no plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), nesta terça-feira (7), uma moção de repúdio contra o secretário municipal de finanças, Cristiano Hotz. Ele teria gritado com Noêmia numa cerimônia oficial realizada pela prefeitura de Curitiba em dezembro.
Leia também:
- Corregedoria da Câmara avalia denúncia de uso irregular de carro por vereador
- “Acordo tem que ser cumprido”, diz líder do governo sobre disputa pela CCJ na Assembleia
O evento era para anunciar o auxílio emergencial aos hospitais filantrópicos da capital, uma bandeira da vereadora, que era presidente da Comissão de Saúde da CMC na época. Ela disse que, ao final da cerimônia, pediu um minuto para fazer uma pergunta ao secretário.
Conforme Noêmia, o secretário nem a deixou fazer a pergunta e disse aos berros: “Eu não falo com a senhora. Se quiser falar comigo, vai pedir autorização na secretaria de governo. Aí eu vejo se eu falo ou não com a senhora.”
Noêmia disse que sentiu-se muito mal com a atitude, que definiu como violência política. “Era um ambiente político. Eu digo que se fosse um homem, ele não teria gritado assim. Mas sou uma mulher. Me senti muito mal, me senti afrontada. Não só a mim, como representante de sociedade. Não foi só violência política comigo, mas foi contra todos os vereadores e uma sociedade”, disse Noêmia, que foi à cerimônia como representante dos 38 vereadores de Curitiba.
Sem desculpas
A vereadora disse que aguardou por dois meses um pedido de desculpas. “Mas a arrogância dele não deixou”, disse Noêmia, que teve a moção de repúdio acatada pelos vereadores. Ela também informou que vai entrar com um processo contra o secretário na Procuradoria da Mulher da Câmara e também na Procuradoria do Estado do Paraná, para alertar e evitar que outras mulheres sofram com a atitude machista, conforme ela mesma classificou.
“Se ele trata assim uma vereadora, que está ali representando o parlamento e toda uma sociedade, imagina como ele não trata os servidores da prefeitura e outras pessoas que vão procurá-lo. Ele tem que atender com cordialidade e respeito todos que o procuram”, disparou Noêmia.
Posição do secretário
A RICtv e o RIC Mais solicitaram um posicionamento do secretário em relação à moção de repúdio da vereadora. Mas, até a publicação desta reportagem, não houve resposta.