Vereador questiona estudo da prefeitura sobre ônibus serem seguros na pandemia
O vereador de Curitiba, Dalton Borba (PDT), protocolou um requerimento com pedido de informações sobre uma pesquisa apresentada pela prefeitura da capital que afirma que os ônibus não são focos de transmissão da covid-19.
Conduzido pelo Centro de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Curitiba, o estudo cruzou o banco de dados dos testes positivos para covid-19 com os CPF’s dos usuários do cartão-transporte da URBS, que gerencia o transporte coletivo na capital, entre março de 2020 à março de 2021. O resultado foi que 99,9%, dos cerca de 300 mil passageiros que diariamente usam o serviço em Curitiba, não têm diagnóstico de Covid-19. O vereador questiona a metodologia científica usada na pesquisa. “Essa informação é no mínimo irresponsável e grave. Isso não é um critério científico, não é um critério metodológico e isso assegura a população que pode andar de ônibus, mesmo superlotado, que não tem problema nenhum. Isso é um absurdo.”, reclama.
Borba solicitou dados para esclarecer quais os parâmetros utilizados para validar cientificamente a pesquisa, e também pediu que a prefeitura esclareça quais órgãos ou instituições de pesquisa participaram na elaboração ou foram consultados para elaboração desse estudo.