Vereador propõe tarifa zero no transporte coletivo em Curitiba
O vereador Herivelto Oliveira (Cidadania) defende a ideia de tarifa zero no transporte coletivo de Curitiba. Para o parlamentar, o fim do atual contrato com as empresas de ônibus da capital em 2025, abre caminho para debater o próximo modelo. A proposta dele é que os empresários banquem o custo do sistema.
Oliveira já levou o projeto ao presidente da URBS, empresa responsável pelo transporte coletivo da capital, Ogeny Maia Neto. Segundo o vereador, para implantar o sistema é preciso mudanças na lei federal. “Nós acionamos a bancada do partido na Câmara dos Deputados e estamos divulgando aqui em Curitiba junto a prefeitura, as secretarias da área econômica, Associação Comercial. A proposta é simples e viável”, diz Oliveira.
A ideia também é defendida pelo engenheiro Edilson Miranda, que trabalhou em uma das empresas da capital. Ele explica o custo operacional é do sistema de transporte coletivo de Curitiba, em média, R$ 82 milhões por mês, sem levar em consideração a pandemia. Segundo o engenheiro, a cidade tem 900 mil trabalhadores, o que poderia viabilizar o projeto. “O sistema passa a ser custeado através de uma taxa, que será paga pelas empresas, proporcional ao número de funcionários”, defende.