Confira como foi o domingo de votação em Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu

Publicado em 30 out 2022, às 18h24. Atualizado às 18h26.

Das três maiores cidades do Oeste do Paraná, a que mais registrou ocorrências neste domingo (30) foi Toledo. No município, quatro pessoas foram detidas por crime eleitoral. 

Duas delas tiraram foto do voto e duas estavam distribuindo camisetas em um comitê montado em frente a um colégio eleitoral. Todas foram encaminhadas à 20° Subdivisão Policial e serão ouvidas pela Justiça Eleitoral. 

Na comunidade de Xaxim, interior do município, um equipamento teve a tecla número três colada. O crime foi descoberto perto das 9h30 da manhã. O Ministério Público e a Polícia Federal foram acionados.   De acordo com o Tribunal Regional de Toledo, 12 urnas foram substituídas.

Cascavel

Em Cascavel, sete urnas eletrônicas foram substituídas neste domingo. Onze pontos de votação ficaram sem energia pela manhã, mas as equipes da Copel realizaram os reparos necessários, e a votação aconteceu normalmente. 

As filas que se formaram no primeiro turno em que os eleitores acabaram votando depois das 17h, não se repetiu.  “Foi muito melhor que o primeiro turno, não houve filas nem necessidade de espera”, enfatizou Jaqueline Alliebi, juíza do Fórum Eleitoral.

Na Unioeste, um dos colégios eleitorais da cidade, alguns fiscais de partido estavam tentando impedir que pessoas fossem votar de verde amarelo. A Polícia Militar precisou ser acionada “Nos fomos até lá, orientamos os fiscais, que existe essa liberdade de expressão que está na Constituição,” explicou Diego Astori, capitão da Polícia Militar.

Foz do Iguaçu

Em Foz do Iguaçu, onde há o maior local de votação do Paraná, com 13 mil 889 eleitores cadastrados, não foram registradas ocorrências.

Durante a manhã choveu bastante e muitos eleitores optaram por votar à tarde. Diferentemente do primeiro turno, neste domingo a prefeitura disponibilizou o transporte público de graça aos eleitores. 12 urnas precisaram ser substituídas.