Mulheres são maioria na câmara em apenas uma cidade do PR; veja onde
No Paraná, as mulheres também são maioria no eleitorado, mas como atuantes na política são minoria
As mulheres são maioria do eleitorado brasileiro, sendo 52%, além disso, é o público que mais comparece nas eleições. No entanto, quando se trata de representatividade na política, são minoria. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelam que aproximadamente das 5,5 mil cidades do Brasil, que realizaram eleições municipais em 2020, somente 45 têm maioria de mulheres nas câmaras, número que não chega a 1% do total dos municípios.
Leia também:
- Fim da gestão: confira prefeitos reeleitos no PR que não podem concorrer em 2024
- Limite de gastos na campanha eleitoral aumenta cerca de 30% em 2024 no PR
No Paraná, a única cidade que tem mais mulheres do que homens na câmara municipal é Bocaiúva do Sul, no Vale do Ribeira, com 13 mil habitantes, e conta com cinco vereadoras e quatro vereadores. Além disso, é o único município do estado que tem uma mulher como presidente da câmara.
Em relação ao eleitorado do Paraná, 54% são eleitoras mulheres, contra 47% dos homens. Mesmo o público feminino sendo maioria, a presidente do Núcleo de Inclusão e Diversidade do Tribunal Superior Eleitoral do Paraná, Flávia Viana, relata que existe uma barreira que impede a presença feminina na política. “As mulheres costumam enfrentar a resistência dos próprios familiares e das pessoas mais próximas quando manifestam intenção de se lançar na política”, explica.
Além disso, a presidente diz que a segunda dificuldade das mulheres é a falta de incentivo dos partidos políticos. “Era importante que as lideranças partidárias vissem e se dessem conta de que as mulheres precisam de apoio interno para se sentir seguras e encorajadas a estruturar suas candidaturas de maneira mais eficiente”, dessa forma, segundo Flávia, o público feminino teria mais chance na política.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui