“Vamos governar ouvindo as pessoas”, declara Cristina Graeml sobre Plano Diretor

Candidato Eduardo Pimentel (PSD) questionou a adversária sobre a construção do Plano Diretor da cidade; Cristina promete a montagem com apoio da população

Publicado em 19 out 2024, às 21h32. Atualizado às 21h37.
POST 5 DE 20

O candidato à Prefeitura de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), iniciou o debate na RICtv, na noite deste sábado (19), questionando a concorrente Cristina Graeml (PMB) sobre a construção do Plano Diretor da cidade. A jornalista comentou que pretende montar o documento com base em um canal de diálogo com a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) e com a população.

Cristina Graeml (PMB) detalha sobre construção do Plano Diretor (Foto: Reprodução/ Youtube)

“O novo Poder Executivo vai ter uma relação diferente com o Legislativo, até porque entrou uma quantidade nova, um número novo de vereadores com outras propostas e outros desejos. Nós vamos discutir com o Legislativo o que a cidade quer, mas eu tenho dito que o meu primeiro projeto, grande projeto, é governar ouvindo as pessoas. Nós não faremos nada que os candidatos curitibanos não desejem para a cidade. Vamos planejar a cidade junto com vocês”, declarou Cristina, que ainda reforçou que já recebeu apoio de alguns vereadores eleitos.

Em resposta, Pimentel comentou que para montar um Plano Diretor é necessário conhecer a cidade e saber as oportunidades de crescimento. O candidato do PSD afirmou que pretende um diálogo com associações, que já foram iniciadas na gestão anterior.

“O Plano Diretor é uma determinação do Estatuto das Cidades, que em tempos e em tempos a cidade precisa, junto com a Câmara Municipal, definir, mas também com a sociedade civil organizada para onde a cidade cresce, para onde nós podemos levar mais o crescimento do comércio, da indústria, da moradia, de parques, de reserva ambiental legal. E nós fizemos uma ação muito parecida, que foi a Lei do Zoneamento, no início da nossa administração, em 2017, 2018 e 2019, com a participação da Câmara Municipal e também com as entidades envolvidas, a Fecomércio, a Associação de Arquitetos Urbanistas, o CREA, a Associação Comercial do Paraná. E é isso que nós vamos fazer no ano que vem”, comentou Pimentel.

Eduardo Pimentel reforça que é preciso conhecer a cidade para a construção do Plano Diretor
Eduardo Pimentel reforça que é preciso conhecer a cidade para a construção do Plano Diretor (Foto: Reprodução/ Youtube)

Ainda sobre o tema, Cristina reforçou que pretende montar o Plano Diretor com base no diálogo com vereadores e com a população. “Nós vamos governar ouvindo as pessoas. Se o desejo dos vereadores, que representam os quase 2 milhões de curitibanos, for esse de mudar o Plano de Diretor exatamente como ele está agora, nós vamos mudar com muito diálogo e aprovando o que tiver sido discutido lá”, finalizou Graeml.

Acompanhe o debate da RICtv 

Os candidatos que concorrem à Prefeitura de Curitiba no 2º turno das Eleições Municipais 2024, participam, neste sábado (19), do debate da RICtv RECORD. O evento está sendo transmitido ao vivo pela RICtv através do canal 7.1, na Rádio Jovem Pan News FM Curitiba, no dial 107,1 além dos canais do YouTube da RICtv Curitiba e no portal RIC.com.br.


Clique aqui para acompanhar o debate da RICtv.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.