Vai ser mesário nas eleições 2024? Veja orientações do TSE
O mesário é convocado pela Justiça Eleitoral e ajuda para que o processo de votação ocorra organizadamente
Com as eleições chegando é comum várias dúvidas surgirem entre os eleitores. Entre as possíveis questões pode estar sobre como é ser mesário. Convocado pela Justiça Eleitoral, o mesário ajuda a assegurar que o processo de votação ocorra de forma organizada e transparente. Veja a seguir as orientações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A convocação é feita de forma eletrônica, via e-mail ou WhatsApp, em determinados casos ocorrendo envio de cartas físicas. Quem é convocado recebe todas as informações necessárias, como a função que vai exercer, o local de trabalho e as datas de treinamento.
Obrigações dos mesários
Os mesários desempenham funções essenciais no dia da eleição, distribuídas entre o presidente, os 1º e 2º mesários, e o secretário. Além de manter a ordem na seção, o presidente comunica ocorrências ao Cartório Eleitoral, inicia e encerra a votação, e garante a segurança dos materiais eleitorais.
Os 1º e 2º Mesários organizam a fila, identificam eleitores, controlam a entrada na seção, colhem assinaturas ou impressões digitais, e registram ocorrências na Ata da Mesa. Por fim, o secretário recolhe assinaturas de fiscais, preenche a ata, controla a movimentação na seção, e auxilia os demais.
Leia também:
- Eleições 2024: Veja como justificar a ausência nas urnas
- Qual é a diferença entre voto branco e nulo?
- Voto nulo cancela eleição? Veja a origem do mito
Benefícios do mesário
Ser mesário possui diversos benefícios, entre eles a dispensa do trabalho pelo dobro dos dias prestados, auxílio-alimentação no dia da eleição, certificado de participação emitido pela Justiça Eleitoral e horas complementares para estudantes universitários em instituições conveniadas. Em alguns casos, a atuação pode ser vantagem em desempates de concursos públicos.
Para ser mesário, também é possível se voluntariar pelo aplicativo do e-Título, veja os passos:
- Faça o cadastro no aplicativo e-Título ou entre em contato com o cartório eleitoral da sua região;
- O cartório eleitoral avaliará sua ficha e verifica se há vaga disponível na sua seção eleitoral ou em uma próxima;
- Caso haja vaga e nenhum impedimento, você pode ser convocado para atuar nas próximas eleições.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.