TRE-PR aguarda a regularização de 400 eleitores em Maringá; prazo termina nesta terça

Publicado em 30 maio 2022, às 12h28. Atualizado às 12h32.

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) aguarda a regularização de aproximadamente 400 eleitores que ainda têm pendências junto à Justiça Eleitoral. O prazo para a regularização, com o objetivo de participar das eleições de 2022, termina nesta terça-feira (31).

De acordo com a Justiça Eleitoral, o eleitorado maringaense conta atualmente com cerca de 294,6 mil pessoas aptas a votar nas eleições deste ano. A expectativa é que este número fique em torno de 295 mil.

Leia também: Professoras da França debatem projeto para desenvolvimento da região de Maringá

Os cerca de 400 eleitores que devem regularizar suas situações são aqueles que têm alguma multa pendente ou que enviaram comprovante de residência em nome de terceiros (normalmente proprietário do imóvel). Assim, os Cartórios Eleitorais de Maringá entraram em contato com estes eleitores por WhatsApp ou e-mail para regularizarem a situação até esta terça-feira.

Voto fora do domicílio eleitoral

O eleitor que não conseguiu transferir sua inscrição eleitoral para Maringá poderá votar em trânsito nesta eleição. As cidades com mais de 100 mil eleitores terão seções para receber o voto de eleitores que estão fora da cidade em que votam, ou seja, estão em trânsito no dia da eleição.

Para isso, de 15 de julho até 18 de agosto, o eleitor que sabe estar fora da cidade em que vota nos dias 2 (1º turno) e/ou 30 (2º turno) de outubro poderá ir ao fórum eleitoral mais próximo e alterar seu local de votação de um, ou dos dois turnos, para a cidade que estará nestas datas de eleição. Assim, ao invés de justificar a ausência às urnas, poderá votar nas eleições de 2022.

Caso o eleitor vote numa cidade qualquer do Paraná e escolha Maringá para votar em trânsito, ele poderá votar nas 5 opções desta eleição: Deputado Estadual, Deputado Federal, Senador do Paraná, Governador do Paraná e Presidente da República, pois nas urnas eletrônicas de Maringá estão todos estes candidatos cadastrados. Mas, se o eleitor que vota em outro Estado da Federação, optar para votar em Maringá, ele votará apenas para Presidente da República, uma vez que os candidatos das outras 4 opções, do Estado de origem do eleitor, não estarão presentes na Urna Eletrônica de Maringá.