TJ-PR abre investigação contra desembargador pela primeira vez em 129 anos
O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) decidiu há pouco abrir um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra o o desembargador José Maurício Pinto de Almeida, que atua na 2.ª Câmara Criminal. É a primeira vez na história que um procedimento como é esse é aberto contra um desembargador.
O PAD vai investigar se o desembargador atrasou julgamentos de processos intencionalmente, por causa de brigas internas com alguns colegas de toga e com advogados. Dos 25 membros do Órgão Especial, 14 já votaram pela investigação, o que já garante maioria para instauração do procedimento, mas o desembargador Sigurd Bengtsson, pediu vistas. Pelo regimento do Tribunal, o caso deverá ser discutido novamente na próxima sessão, em 15 dias.
Zé Maurício, como é chamado pelos colegas, já atuou em grandes casos, como as operações “Quadro Negro” e a “Rádio Patrulha”, que investigaram o ex-governador Beto Richa e o “Diários Secretos”, que condenou diretores da Assembleia por desvios de R$ 200 milhões.