Tiago Amaral e Romanelli disputam comando da CCJ

Fala, Marc!

por Marc Sousa
Publicado em 6 fev 2023, às 19h32.

A segunda-feira (6) foi de reuniões e conversas quentes nos bastidores da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). Apesar do acordo da chapa única da mesa diretora prever o Luiz Cláudio Romanelli (PSD) na presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Tiago Amaral (PSD) vem se movimentando com força nos bastidores. Chama a atenção que os dois são do partido do governador Ratinho Júnior (PSD), que, até agora, não se posicionou.

A disputa ganhou contornos geracionais. De um lado, os nomes mais tradicionais da casa defendem Romanelli. Do outro, os mais jovens querem Amaral no comando da CCJ. Por causa disso, até trocas nos nomes da Comissão já começaram a ocorrer. Requião Filho (PT), que mostrou a tendência de votar no colega da “nova geração”, deverá ser substituído provisoriamente por Luciana Rafagnin (PT), que nutre maior simpatia por Romanelli.

Com treze membros, a comissão já contaria com pelo menos seis integrantes que teriam gostado do discurso do renovação de cargos chaves. A disputa promete ser voto a voto.