Tercilio Turini promete atrair empresas e promover obras em Londrina

Turini disse que vai investir em outros modais de transporte, além de resolver as filas para atendimento médico no município

Publicado em 29 ago 2024, às 16h27. Atualizado às 16h30.

O candidato à Prefeitura de Londrina Tercilio Turini (MDB) afirmou que, caso eleito, irá fazer grandes investimentos em infraestrutura. Com a conclusão do Contorno Leste e a expansão do Contorno Norte, a expectativa, segundo ele, é atrair centenas de novas empresas para a região, gerando emprego e renda para a população.

sabatina tercilio turini
Tercilio Turini (MDB) promete buscar apoio junto aos governos estadual e municipal para levar investimentos para Londrina (Foto: Reprodução / RICtv)

Segundo Turitini, essas vias facilitarão o acesso às áreas industriais, reduzindo o tempo de transporte de cargas e pessoas.

As falas aconteceram nesta quinta-feira (29) em entrevista no programa Balanço Geral Londrina. Essas e as demais sabatinas dos candidatos à Prefeitura de Londrina estão sendo conduzidas pelos apresentadores Gustavo Parra e Vinícius Buganza.

Leia também:

Confira abaixo os principais temas discutidos por Tercílio Turini na sabatina em Londrina:

Planta de valores

Turini descartou nova revisão da Planta de Valores, caso eleito. Segundo ele, a última revisão causou grande impacto na cidade há alguns anos, gerando insatisfação em diversos setores da população.

Apesar da decisão de manter a Planta de Valores inalterada, o candidato prometeu ampliar a arrecadação municipal por meio de outras estratégias. Uma das iniciativas seria a recente aprovação do ICMS tecnológico na Assembleia Municipal. Essa medida, segundo o candidato, deve atrair novas empresas para o setor tecnológico, oferecendo incentivos fiscais para a importação de produtos relacionados à área.

Cidade Industrial

O candidato afirmou que é possível levar mais empresas para atuar na Cidade Industrial de Londrina. “Ela tá aí há dez anos e até hoje praticamente não tem empresas lá, ela vai ter terreno lá pra aproximadamente 90 empresas, com a concretização do Contorno Leste que sai aí da Selva e vai sair lá no Ceasa, é um ramal rodoviário ligando a PR-445 à BR-369, 24 km, vão ser centenas de empresas que poderão se instalar”, disse.

Segundo Turini, o mesmo se aplica ao Contorno Norte, “saindo lá do Contorno de Ibiporã e indo lá no Contorno de Rolândia com Araponga, são eixos de desenvolvimentos que nós vamos ter aqui em Londrina, que isso vai garantir emprego, renda, e isso vai fazer a cidade se desenvolver.”

Pessoas em situação de rua

Quando o assunto é a população em situação de rua, o plano de Turini é unir as secretarias de Ação Social com a de Saúde, além de contar com o apoio das forças de segurança.

“E tem que fazer um trabalho de colocar assistente social 24h por dia na rua, fazer o diagnóstico preciso. São só dependentes químicos? Não são, e eu acredito que são a maioria, mas têm pacientes que têm doenças mentais e esses precisam de um atendimento e de uma internação. Você tem que trabalhar também com o governo do estado”, defendeu, além de afirmar que é necessáro unir as igrejas e ONGs com as comunidades teraupeuticas.

Trânsito

Para a mobilidade humana, o candidato defendeu maior celeridade em casos como o da trincheira da Leste-Oeste com a Rio Branco. “Quando a empresa teve os primeiros atrasos e os primeiros problemas, devia ter sido rompido judicialmente o contrato e chamado uma outra empresa”, afirmou.

Turino também prometeu que, caso eleito, vai investir em outros moldais de transporte, como a bicicleta.

“A cidade de Londrina precisa melhorar a questão de mobilidade urbana, que nós chamamos de mobilidade humana, nós estamos propondo no nosso plano de governo cortar a cidade de Norte-Sul, Leste-Oeste com ciclovias, não é só para as pessoas que gostam de andar de bicicleta, é também para os trabalhadores, a bicicleta vai voltar a ser o transporte do futuro e nós precisamos garantir isso. E cuidar do trânsito, cuidar do trânsito, que não seja violento, a velocidade, é cuidar das pessoas, é preservar vidas e isso também é fundamental.”

Saúde

O candidato disse se inspirar no modelo adotado em Curitiba e instaurar no município de Londrina o atendimento médico via telefone. “Liga lá no telefone, não é 0800, não é aquele toca musiquinha, um médico atende 24h por dia. Vamos criar essa central com médicos, com especialistas”. 

O candidato defendeu ainda a criação de um novo Pronto Atendimento Infantil (PAI), além de construir uma UPA do Idoso com geriatra e com um centro de fisioterapia. “Aí vai falar, ‘mas tem dinheiro?’ Tem, tem dinheiro. Nós temos que fazer mais com menos”, disse. “Às vezes as pessoas acham que você fazer uma UPA a mais vai quebrar a prefeitura, não vai. O grande volume de recursos hoje na saúde é gasto na alta complexidade. É o paciente que fica internado muito tempo no hospital, fica lá entubado, esse custa de R$ 3 mil a R$ 4 mil por dia, esse precisa ser atendido também, mas esse gasta muito recurso”, disse.

Invasões

Segundo o postulante à Prefeitura, atualmente 4.500 pessoas vivem em áreas de invasão no município e, para resolver essa questão, é necessário vender terrenos que pertencem à cidade e, com esses recursos, comprar outros maiores em locais menos valorizados.

“Hoje existe um programa do governo federal chamado FAR (Fundo de Arrendamento Residencial), é um fundo da Caixa Econômica, o governo do município precisa dar o terrenos e urbanizar o terreno. A Cohab não tem terrenos grandes, o que nós vamos fazer, a Cohab tem muitos terrenos pequenos com muito valor. Por exemplo, parto dos condomínios, terrenos que valem muito, nós vamos vender esses terrenos de imediato e comprar grandes terrenos pra fazer moradias, custo praticamente zero pela Caixa Econômica, pra realmente colocar essas pessoas que são trabalhadores que moram em situação precária pra morar em casas dignas aqui na cidade de Londrina”, disse. 

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!