Situação do bairro Caximba é citada em debate de candidatos a prefeito de Curitiba

Os candidatos apresentaram diferentes soluções para as construções de novos conjuntos habitacionais em Curitiba e região metropolitana

Publicado em 28 set 2024, às 23h19. Atualizado em: 29 set 2024 às 01h25.
POST 11 DE 21

A construção de moradias habitacionais em Curitiba foi tema do debate entre candidatos à Prefeitura de Curitiba, na RICtv, neste sábado (28), na sede do Grupo RIC. O bairro Caximba, que fica localizado a 23 quilômetros da capital, foi citado durante as falas do candidato. O tema foi iniciado no primeiro bloco, durante as perguntas feitas pelos jornalistas. O candidato Luizão Goulart (SD) foi o primeiro a responder. Na sequência, Eduardo Pimentel (PSD) comentou a resposta.

Situação do bairro Caximba é citado em debate de candidatos a prefeito de Curitiba
A discussão sobre a construção de novas moradias em Curitiba e região metropolitana aconteceu no primeiro bloco do debate (Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

“Nós temos um problema sério em Curitiba que é a grande quantidade de pessoas morando de forma irregular. Temos mais de 450 ocupações regulares em Curitiba, grande parte delas em áreas de risco nas margens dos rios e nós estamos vendo aí as mudanças climáticas”, disse Luizão Goulart.

Ainda na resposta, Goulart chegou a dizer que o candidato Pimentel pode ter copiado o número estipulado de casas a serem construídas para a população. “Eu acho que o Eduardo copiou essa minha quantidade de casas de 20 mil casas, porque eu primeiro levantei essa questão da necessidade de nós reservarmos 3% do orçamento de Curitiba para construir 5 mil novas casas para as pessoas que estão em área de risco”. 

Eduardo Pimentel candidato do PSD
Eduardo Pimentel candidato do PSD (Foto: Reprodução RICtv)

Em seguida, Eduardo Pimentel discordou de Goulart e afirmou que não teve acesso a nada do candidato, pois foi o primeiro a registrar o plano de governo no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR). “Eu falei que eu vou gerar 20 mil unidades habitacionais sociais na cidade Curitiba, através de construções com parcerias com os governos, com o Governo Estadual e Governo Federal, e com recursos próprios, através do Orçamento Público Municipal e através do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social”, declarou Pimentel.

De acordo com o atual vice-prefeito de Curitiba, uma das iniciativas é o “Aluguel Social Permanente, que segundo o candidato já possui o modelo instaurado em várias cidades do mundo. “A prefeitura pode alugar casas sobradas de apartamentos que estão disponíveis já no mercado da cidade Curitiba, principalmente com as famílias da faixa 1 e 2 da fila da quadra, isso vai dar agilidade à moradia própria”, explicou Eduardo Pimentel. 

Luizão Goulart x Eduardo Pimentel: candidatos comentam sobre situação do bairro Caximba, em Curitiba

Durante o debate da RICtv, Goulart e Pimentel comentaram sobre a atuação da atual gestão da Prefeitura de Curitiba na área habitacional da capital paranaense.

“Eduardo, você faz promessas e que vai fazer e vai fazer, só que você está há oito anos no governo. Veja, quem passou por um governo ou quem está no magistral tem que dizer o que está fazendo e eu percebo que vocês, por exemplo, a Caximba existe muito mais do que oito anos. Vocês tiveram dificuldade para terminar 60 casas para entregar antes do período eleitoral”, questionou Goulart, ex-prefeito de Pinhais. 

Luizão Goulart candidato do SD
Luizão Goulart candidato do SD (Foto: Reprodução RICtv)

Em resposta, Pimentel ressaltou as entregas de casas, especialmente para os moradores do bairro Caximba, estão em andamento. “Realmente, candidato, o Caximba, aquela ocupação que lá tem, existe há muitos anos, fruto de outros candidatos a prefeito que não viram, outros prefeitos que não viram. Nós estamos entregando 1.800 casas próprias a quem mora lá, dando dignidade. 

RICtv realiza debate entre candidatos à prefeitura de Curitiba

O debate realizado pela RICtv RECORD, com início às 21h deste sábado (28), tem a participação de seis candidatos à Prefeitura de Curitiba, que debatem e apresentam propostas para a capital paranaense. Os candidatos convidados são dos partidos com mais representatividade no Congresso Nacional, com base no art. 46 da Lei n. 9.504/1997 e o art. 44 da Resolução TSE n. 23.610/2019.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui