Propostas para segurança pública movimentam primeiro debate à Prefeitura de Curitiba
Questões como a população de rua, a Guarda Municipal e sistemas de monitoramento foram levantadas pelos candidatos
Os candidatos do primeiro debate à Prefeitura de Curitiba debateram propostas para melhorar a segurança pública na capital paranaense. Questões como a população de rua, a Guarda Municipal e sistemas de monitoramento foram levantadas.
No primeiro bloco do debate realizado pela TV Band Curitiba, o ex-prefeito de Curitiba Luciano Ducci (PSB) citou o caso de latrocínio no transporte público da capital paranaense nesta quinta-feira (8) para questionar Eduardo Pimentel (PSD) sobre a segurança na cidade.
O ex-vice-prefeito defendeu a atual gestão ao apontar os investimentos feitos nos dois mandatos de Rafael Greca (PSD) no setor. Além disso, Pimentel ainda reforçou que pretende manter a utilização das câmeras corporais nos guardas municipais.
“Compramos novos equipamentos pessoais, trocamos a frota do trabalho, contratamos quase 500 guardas municipais nos últimos anos e criamos o maior programa de segurança cibernética do nosso estado, que é a Muralha Digital, integrando mais de 1.200 câmaras com reconhecimento facial para que a gente possa prevenir e corrigir o crime quando necessário”, explicou Pimentel.
Ducci defendeu na réplica que pretende criar a Polícia Municipal Comunitária no lugar da Guarda Municipal. “2.500 policiais preparados, com ensino superior, presentes na comunidade, trabalhando diretamente nos bairros e fazendo também patrulhas permanentes dentro dos ônibus”, defendeu o ex-prefeito.
Já os candidatos Luizão Goulart (SD) e Andrea Caldas (PSOL) debateram sobre a relação entre a população em situação de rua e a a Guarda Municipal.
“Eu quero uma guarda humanizada, mas com mão firme contra a bandidagem, não contra as pessoas, contra o cidadão. Seja lá um cidadão bem vestido ou um cidadão em situação de rua. Por isso que ela tem que ser humanizada, requalificada”, pontuou Luizão.
Andrea ressaltou que é importante maior integração da Guarda Municipal com os serviços de assistência social, bem como melhoria no plano de carreira desses profissionais.
“Nós vamos dialogar com a Guarda Municipal para reestruturar sua jornada de trabalho, sua carreira e fazer a formação em conjunto com a Secretaria de Assistência Social, que nós vamos criar. Desta forma que nós vamos conseguir melhorar o atendimento à população em situação de rua e articular as várias políticas intersetoriais da prefeitura”, completou.
O primeiro debate com candidatos à Prefeitura aconteceu na Band, com início às 22h30. Ainda antes do início, o debate foi marcado por uma polêmica. A pré-candidata Cristina Graeml foi desconvidada do programa pouco antes de chegar à emissora devido a dúvidas jurídicas sobre sua candidatura.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui
-
POST 1 DE 9
Gestão da saúde é criticada no primeiro debate à Prefeitura de Curitiba
8 ago 2024 às 23h14
-
POST 2 DE 9
Candidatos à Prefeitura de Curitiba destacam propostas ao transporte público em debate
8 ago 2024 às 23h23
-
POST 3 DE 9
Pessoas em situação de rua preocupam candidatos à Prefeitura de Curitiba
8 ago 2024 às 23h42
-
POST 4 DE 9
Radar de trânsito pauta primeiro debate à Prefeitura de Curitiba
8 ago 2024 às 23h46
-
POST 5 DE 9
Salários de servidores são alvos de críticas em debate à Prefeitura de Curitiba
9 ago 2024 às 00h09
-
POST 6 DE 9VENDO AGORA
Propostas para segurança pública movimentam primeiro debate à Prefeitura de Curitiba
9 ago 2024 às 00h47
-
POST 8 DE 9
Primeiro debate à Prefeitura de Curitiba registra embates entre candidatos
9 ago 2024 às 01h45
-
POST 9 DE 9
Pimentel é duas vezes mais acionado que maioria dos candidatos em 1º debate de Curitiba
9 ago 2024 às 02h13