Bolsonaro escolhe Secretário de Educação do Paraná como ministro
O presidente Jair Bolsonaro escolheu Renato Feder para assumir o Ministério da Educação. O secretário paranaense já estava cotado para o cargo desde a saída do Abraham Weintraub, e com a confusão em torno do nome de Carlos Decotelli, que mentiu no currículo, Feder vai assumir a pasta. A oficialização deve ser feita ao longo do dia.
Bolsonaro deu a Feder como tarefa principal a coordenação da volta às aulas no pós-pandemia, a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e a aprovação do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), além da missão de inserir mais tecnologia nas escolas.
O secretário do Paraná teve apoio do governador Ratinho Júnior, do ministro das Comunicações, Fábio Faria, de outros ministros militares e também de empresários, como o dono da construtora Tecnisa, Meyer Nigri.
Feder é mestre em economia pela Universidade de São Paulo (USP), já foi diretor de escola e atuou em empresas de tecnologia. Atualmente é Secretário de Educação do Paraná, e foi o responsável por implementar um projeto de teleaula que atende um milhão de estudantes da rede pública estadual durante a pandemia. Em uma parceria com emissoras de televisão e operadoras de celular, os conteúdos são repassados em TV aberta e as avaliações entregues por aplicativos de telefone, sem consumir o pacote de dados dos alunos.