Ratinho Junior cresce, mas Requião ainda lidera em Índice de Exposição Digital

Explica Aí!

por Jeulliano Pedroso
Publicado em 31 ago 2022, às 21h52. Atualizado às 22h11.

A consultoria Brasil Sul Inteligência divulgou um material que analisa o desempenho dos candidatos ao Governo do Paraná no meio digital com dados colhidos entre os dias 12 e 18 de agosto. Diferente do que poderia se esperar, o candidato que lidera as pesquisas não é aquele que se destaca nos dados por eles levantados.

Sabemos que uma campanha eleitoral tem várias facetas, como por exemplo: o campo da articulação e alianças políticas; a judicial, que impede ou viabiliza determinadas candidaturas, e a que utiliza resultados de governos atuais ou passados como ativadores da memória e do sentimento do eleitor. Nesse mar de possibilidades temos, ainda, o campo “digital” com as diversas redes sociais, jornais eletrônicos, portais e ferramentas de busca. Cada uma destas facetas exige habilidades diferentes para se destacar frente aos oponentes.

Ratinho Junior (PSD) mostrou habilidade ímpar em vários destes campos, tanto que conseguiu figurar como único candidato da centro-direita nesta disputa, fato que se reflete em números robustos nas pesquisas. Vamos olhar um pouco mais detalhadamente para  os números apresentados pela consultoria.

Na semana de 12 a 18 de agosto, o Índice de Exposição Digital (IED) foi influenciado pelo início oficial da campanha eleitoral, terça-feira (16), momento em que os candidatos aos governos dos estados estão autorizados a realizar propaganda eleitoral na internet. O gráfico abaixo apresenta os números totais do IED dessa semana: 

Roberto Requião (PT) aparece com um índice de 26.3 pontos, Ratinho Junior (PSD) com 17 pontos, Ricardo Gomyde (PDT) com 7.1 pontos, Joni Correia (DC) com 4.9 pontos, Vivi Motta (PCB) com 3.7 pontos, Angela Machado (PSOL) com 3.4 pontos, Professor Ivan (PSTU) com 3.4 pontos, Solange Bueno (PMN) com 3.3 pontos e Adriano Teixeira (PCO) com 3 pontos. 

O gráfico nos mostra que Ratinho Junior (PSD) apresentou um aumento de 4,2 pontos no Índice de Exposição Digital, em razão de seu melhor engajamento no Facebook. A exposição digital de Roberto Requião (PT) apresentou uma leve queda de 0.4 pontos devido a variações nas métricas ligadas ao Google Trends. O candidato Ricardo Gomyde (PDT) cresceu 1,2 pontos indo de 5,9 para 7,1 pontos na comparação com a semana passada, pois houve um aumento no interesse de pesquisa por notícias envolvendo o candidato do PDT e um melhor engajamento em suas redes sociais. 

Nem sempre buscas ou notícias são baseadas em aspectos positivos, o instrumento aqui mostra apenas a “exposição digital” dos candidatos, ou seja, o quanto de interesse e interação esses políticos têm gerado. Fica evidente, então, que o estilo mais verborrágico do ex-governador gera um frisson maior do que a postura mais comedida do atual mandatário.

Sobre o colunista

Jeulliano Pedroso é sociólogo, formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em ciência política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) e mestrando em Antropologia Social também pela UFPR. Atualmente é Analista-chefe na Brasil Sul Inteligência.