Ratinho Jr. declara que pretende manter professores PSS e deve anunciar concurso público

por Guilherme Becker
com informações da RICtv
Publicado em 3 out 2022, às 15h50. Atualizado às 15h54.

O governador reeleito Ratinho Jr destacou nesta segunda-feira (3), um dia após as eleições 2022, que uma das principais áreas de investimento no primeiro mandato continuará como prioridade nos próximos anos, a educação. Durante a entrevista com Jasson Goulart e Marc Sousa, o político reforçou o salto no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021 no ensino médio. O estado saiu do 7º lugar para o topo do ranking.

“Educação para nós é prioridade, tanto é que já demos um salto. Saímos de 7º para o primeiro lugar, com a melhor educação hoje. Nós queremos nos fortalecer, isso é um trabalho diário de melhorias, de ampliação, de transformação junto com nossos professores”, destacou Ratinho Jr.

O político do PSD aproveitou para esclarecer um questionamento do apresentador do BG Londrina, Gustavo Parra, sobre a contratação de professores. O governador anunciou que deve lançar um concurso público para novas contratações em novembro e ainda manter o quadro de professores por Processo Seletivo Simplificado (PSS).

“Nós vamos sim fazer um concurso público, tem a previsão agora de em novembro nós lançarmos o concurso para 2 mil professores. Nós já soltamos também o PDE, que é o Plano de Desenvolvimento da Educação, dando oportunidade para os professores que estão no topo da carreira, de darem uma ampliada no trabalho através desse curso e ter um ganho salarial maior. E os PSSs nós vamos manter, vamos trabalhar com a contratação através de concurso público e os PSSs”, concluiu Ratinho Jr.

Confira a entrevista completa:

Eleição de Ratinho Jr

Ratinho Jr (PSD) foi o primeiro governador eleito neste domingo (2). Por volta das 19h24, com 72,78% das urnas apuradas, o atual governador atingiu matematicamente a porcentagem para a reeleição. Com a totalização da apuração, o político alcançou 4.243.292 votos, equivalente a 69,64% dos votos. 

O representante do PSD foi também o segundo governador eleito com maior vantagem. Com 69,6%, Ratinho Jr ficou atrás apenas de Helder Barbalho (MDB), que conquistou o governo do Pará com 70,41% dos votos.