Ratinho Jr aparece à frente de Lula no Sul, em pesquisa para eleições 2026
Mesmo atrás de Lula, a pesquisa mostra Ratinho Jr a frente de outros políticos
Em um levantamento sobre o cenário político para 2026, divulgado nesta segunda-feira (29) pelo Instituto Paraná Pesquisas, o governador do Paraná, Ratinho Jr, aparece à frente de presidenciais tradicionais em uma futura disputa. O estudo levou em conta possíveis nomes que podem concorrer com o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, nas próximas eleições.
Leia também:
- Assista à entrevista com Luciano Ducci (PSB), candidato a prefeito de Curitiba
- Convenções: veja os partidos que ainda não definiram os candidatos em Curitiba
Na pesquisa, Lula lidera nos cinco cenários apresentados. A menor distância foi registrada em um cenário com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Nessa situação, o atual presidente registra a preferência de 38,6% dos entrevistados, contra 36,9% do político do PL.
Devido ao fato que Bolsonaro está inelegível por decisão do TSE, dificilmente sairá como candidato na corrida eleitoral de 2026, outras opções da direita ou extrema-direita seguem sendo analisadas.
Ratinho Jr entre candidatos à Presidência da República
No cenário específico, Lula registra 39% contra 14,2% do chefe do Palácio Iguaçu. No entanto, mesmo atrás do atual presidente, a pesquisa mostra Ratinho Jr à frente de outros políticos, como Ciro Gomes (PDT), que somou 12,4%, Ronaldo Caiado, que atingiu 7,9%, Eduardo Leite, com 3,3%, e Helder Barbalho, com 0,7%.
No Sul, o governador do Paraná apareceu com 33,7% da preferência do eleitorado, à frente de Lula, com 23,4%. Ciro Gomes obteve 7,3%, Eduardo leite, 5,3%, Ronaldo Caiado, teve 4,6%, e Helder Barbalho, ficou com 1%.
Além disso, o estudo apontou que 48% das pessoas ouvidas desaprovam a administração de Lula, enquanto os outros 47,2% aprovam. Aqueles que não sabem ou não opinaram foram 4,8%.
A pesquisa foi feita entre os dias 18 e 22 de julho em todo o país. Foram realizadas 1.026 entrevistas, em 164 municípios de 26 estados e o Distrito Federal. O grau de confiança é de 95% e a margem estimada de erro é de 2,2 pontos percentuais.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.