Radares de trânsito diminuíram mortes e acidentes em Curitiba? Veja fact-checking
Dados apontam relação inversa entre o número de acidentes e a quantidade de óbitos no trânsito curitibano nos últimos anos
Um dos temas levantados no Debate da RICtv RECORD com os candidatos a prefeito de Curitiba foi a relação entre os radares de trânsito com o número de acidentes e mortes na capital paranaense.
O tema foi levando após confronto entre os candidatos Eduardo Pimentel (PSD) e Maria Victoria (PP). Ambos têm protagonizado durante a corrida eleitoral discussões sobre o tema dos radares de trânsito.
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O fact-checking do Portal RIC aponta que os radares de trânsito não tem diminuído os acidentes em Curitiba, mas sim, que é possível afirmar que as mortes por essa causa têm caído desde 2011.
Dados do Corpo de Bombeiros, apontam que em 2020, 20,6 mil acidentes de trânsito foram registrados em Curitiba. Já em 2023, 29,5 mil ocorrências desse tipo foram contabilizadas.
Somente nos primeiros cinco meses de 2024, cerca de 10 mil acidentes de trânsito foram registrados em Curitiba.
Já o número de vítimas fatais caiu entre os anos de 2011 e 2022 em Curitiba. Nesse período, a capital paranaense caiu de 310 óbitos para 166 mortes, queda de 46,5%. Não há dados atualizados para esse tema para o ano de 2023 e os sete primeiros meses de 2024.
Nesse cenário, não é possível avaliar uma real eficácia dos radares de velocidade com a segurança do trânsito na capital paranaense, bem como que foi na gestão de Rafael Greca (PSD) – entre 2017 e 2024, que houve uma melhora nesses indicadores.
Isso porque entre 2016 e 2022 houve uma queda de apenas 18% no número de mortes no trânsito da capital paranaense.
Além disso, dados da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito apontam que somente em 2023, a Prefeitura de Curitiba arrecadou R$ 220 milhões em multas devido aos radares de trânsito.
Desse valor, apenas 1% (equivalente a R$ 2,2 milhões) foram destinados à pautas e projetos voltados para a educação no trânsito.
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