QUIZ: De quem é a proposta? Teste seu conhecimento sobre planos para Curitiba

O plano de governo de cada candidato deve guiar sua gestão, caso eleito, e ajuda o eleitor a votar. Responda 'de quem é a proposta' e aprofunde seu conhecimento

Publicado em 24 out 2024, às 13h00.

O 2º turno das eleições 2024 vai definir o prefeito de Curitiba pelos próximos quatro anos. Neste domingo (27), os candidatos Cristina Graeml (PMB) e Eduardo Pimentel (PSD) disputam quem irá ocupar o mandato de 2025 a 2028 na Prefeitura da capital paranaense. Mas será que você sabe ‘de quem é a proposta’ de cada pergunta abaixo?

quiz candidatos à Prefeitura de Curitiba
Responda às perguntas e veja se você conhece bem os planos de governo (Fotos: Franklin de Freitas/Band TV)

O Portal RIC elaborou um quiz, com propostas que constam nos planos de governo de Cristina e Pimentel, para aprofundar seu conhecimento. Ao todo são 10 temas abordados – Educação, Saúde, Segurança Pública, Meio Ambiente, Transporte, Cultura, Ação Social, Esporte, Infraestrutura e Servidores Públicos – que vão mostrar um pouco mais sobre o que cada candidato espera implantar na cidade. 

Se errar a resposta, não fique triste! Aproveite para saber mais sobre os planos de governo dos candidatos: leia o plano de governo de Cristina Graeml (PMB) e leia o plano de governo de Eduardo Pimentel (PSD). 

QUIZ: De quem é a proposta?

#1. Expandir o número de guardas municipais para cobrir de forma eficaz todas as regiões da cidade, com a meta de aumentar em 30% o efetivo dentro dos dois primeiros anos de gestão.

#2. Lançar um projeto abrangente de despoluição e recuperação dos rios que cortam Curitiba, utilizando tecnologias avançadas de tratamento de água e envolvendo a comunidade local em ações efetivas de preservação com o intuito de gerar uma maior e melhor experiência da comunidade em relação a tais recursos.

#3. Investiremos na construção de viadutos e trincheiras em cruzamentos estratégicos da cidade, como na Visconde de Guarapuava, para melhorar o fluxo de veículos e reduzir congestionamentos.

#4. Ampliação do horário de funcionamento de alguns dos CMEIs de cada regional que será das 6h até as 20h, e aos sábados das 7h às 13h.

#5. Programa Aprendiz destinado a jovens de 14 a 24 anos com entidade qualificadora voltada à prática, organização e administração desportiva, como maneira de subsidiar o início da carreira de atletas em algumas modalidades esportivas. Foco no atendimento de aproximadamente 120 atletas aprendizes na cidade de Curitiba, fato inovador e inédito no país. Ação em parceria com a FAS, com o pagamento de bolsa auxílio tendo como obrigação para o recebimento da mesma, a frequência nos treinos esportivos e capacitações.

#6. Buscaremos a implementação de cobrança de passagens proporcionais ao uso do transporte público, incentivando o uso racional e garantindo maior justiça tarifária. Além disso, buscaremos a adoção do modelo de integração temporal, permitindo que os usuários façam múltiplas viagens com uma única tarifa dentro de um período determinado.

#7. Criaremos a Academia Municipal de Desenvolvimento de Competências Humanas Para Servidores Públicos, que se tornará a maior escola de gestão pública do Brasil. Com parcerias estratégicas com universidades, centros de pesquisa e instituições de formação, nossa academia será o berço de líderes que transformarão a administração pública, oferecendo cursos regulares e programas de certificação que abrangem desde as soft skills até as mais avançadas hardskills.

#8. Implantação de estruturas para mitigação de cheias, para combate aos eventos climáticos extremos, e recuperação ambiental do rio, na Bacia do Rio Belém, numa extensão de 7 km (trecho entre Linha Verde e rio Iguaçu), promovendo a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida dos habitantes.

#9. Desenvolver novos espaços culturais em áreas menos atendidas, como bibliotecas e centros comunitários, para democratizar o acesso à cultura e fomentar a participação da população em todas as regiões da cidade.

#10. Implantação da ligação viária, numa extensão de 2.000 metros (2 Km) desde a Izaac Ferreira da Cruz até o Contorno Sul, integrando os bairros CIC, Pinheirinho e Tatuquara, nas Regionais CIC, Pinheirinho e Tatuquara.

#11. Equipes da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) devem atuar junto à Rede Integrada de Transporte para evitar e coibir ocorrências de importunação sexual, bem como roubos e outros crimes no interior dos coletivos.

#12. Estabeleceremos parcerias para melhorar a formação de atletas e a organização de eventos, além de explorar parcerias público-privadas para modernização de instalações como o Ginásio do Tarumã.

#13. Oferecer uma programação cultural democrática que promova e ative a Cidade Inclusiva na área da cultura nos 75 centros culturais e nos 10 Núcleos Regionais de Cultura geridos pela FCC e nos mais de 700 espaços parceiros, com foco na produção local ampliando as ações e atendimentos para toda cidade em parceria com agentes culturais públicos e independentes.

#14. Tarifa zero para quem precisa: Utilização das receitas extra orçamentárias provenientes das campanhas de mídia, para custear passagens àqueles cidadãos Curitibanos que procuram emprego. Domingão paga Meia: 50% de desconto na passagem nos domingos e feriados como forma de incentivo ao uso do Transporte Coletivo e melhor ocupação da frota.

#15. Incentivaremos a criação de cooperativas e negócios sociais em comunidades vulneráveis, oferecendo capacitação, acesso a crédito e mercados para produtos locais.

#16. Construção do novo hospital do Bairro Novo, com estrutura quatro vezes maior que a atual. Contará com 200 leitos, incluindo Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de centro cirúrgico, maternidade e centro de diagnóstico por imagem.

#17. Ampliação no modelo de Parceria Público Privada (PPP) com o suporte do BNDES/MEC ofertando 30 novas unidades educacionais e nove mil vagas.

#18. Construir uma nova UPA na zona norte da cidade e disponibilizar novas instalações para o Complexo Regulador, além de modernizar as unidades de saúde existentes.

#19. Implementação de projeto habitacional específico para a população moradora de rua, baseado no conceito “Housing First”, oferecendo acesso imediato à moradia com acompanhamento por equipe especializada, formada por profissionais de diferentes áreas, com a finalidade de responder às demandas apresentadas.

#20. A legislação dos Planos de Carreira garante a realização bianual dos procedimentos de Crescimento Horizontal e Vertical. É importante garantir a realização de todos os demais procedimentos que não possuem periodicidade estabelecida em lei, especialmente a Mudança de Área de Atuação e Transição para Profissionais do Magistério, Professores de Educação Infantil e Guardas Municipais.

Terminar

Resultados

Parabéns, você já conhece bem as propostas! Aproveite para se aprofundar ainda mais!

Ops, você errou algumas perguntas! Aproveite para se aprofundar ainda mais nos planos de governo!

*Para garantir a isonomia do quiz acima, o questionário aborda 10 propostas de cada candidato, totalizando 20 propostas. Com isso, há 2 perguntas sobre cada tema citado: Educação, Saúde, Segurança Pública, Meio Ambiente, Transporte, Cultura, Ação Social, Esporte, Infraestrutura e Servidores Públicos.