Quatro vereadores se despediram da Câmara Municipal de Curitiba nesta quarta (21)

Publicado em 21 dez 2022, às 22h50.

Quatro vereadores de Curitiba foram eleitos deputados nas eleições de outubro. Com isto, Carol Dartora (PT), Denian Couto (Podemos), Flávia Francischini (União Brasil) e Renato Freitas (PT) fizeram seus discursos de despedida na tribuna da Câmara Municipal de Curitiba, nesta quarta-feria (21), para seguirem seus novos destinos.

Leia também:

Carol Dartora será empossada deputada federal. Denian Couto, Flávia Francischini e Renato Freitas, deputados estaduais. Todos já foram diplomados na segunda-feira (19) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Herivelto Oliveira (Cidadania) também foi diplomado como suplente de deputado estadual.

As cerimônias de posse dos parlamentares, tanto na Câmara dos Deputados quanto na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), serão realizadas no dia 1º de fevereiro de 2023.

Discursos de despedida

No discurso de despedida, Dartora falou das barreiras superadas para se tornar a primeira vereadora negra da cidade de Curitiba – além de ter registrado a terceira maior votação, em 2020. Em 2023, ela será a primeira deputada federal negra do Paraná.

“Foram ao todo 34 projetos de lei, de autoria individual ou em parcerias, que trazem uma nova visão sobre a cidade, um novo projeto de cidade inclusiva, diversa, equitativa e igualitária, que cuida desde seus servidores públicos até a população minorizada e sempre negada por esta gestão, as populações periféricas, as mulheres, pessoas com deficiência, LGBTs, negras e negros, e a população em situação de rua”, disse. 

Já Denian Couto exaltou a importância dos debates na Câmara. “Neste Parlamento, e ele é pouco compreendido pela sociedade, retumba a divergência que há do lado de fora. Nós somos vereadores diferentes porque a sociedade é plural”, definiu. “Eu sou orgulhosamente vereador de Curitiba e serei para sempre.”

Flávia Francischini se despediu de um jeito diferente e surpreendeu a todos. Disse que foi na vida pública que ela encontrou a satisfação profissional.

“Depois de dez anos [nos bastidores], eu descobri que nasci para isso. Porque esta é minha satisfação profissional e o que sei fazer de melhor, que é cuidar das pessoas, daquelas que mais precisam. … Foi aqui nesta Casa de Leis que eu conheci minha melhor versão. […] Aquela lacuna, aquele vazio profissional, aquele algo a mais que até eu mesma não sabia como preencher, foi aqui ocupado”, disse Flávia.

Já o vereador Renato Freitas falou da sua jornada na política e se despediu da Câmara com uma letra de rap.

“Acharam que eu estava derrotado. Quem achou estava errado. Eu voltei”, citou Freitas. Ele fez o último pronunciamento como vereador na forma de letra de rap: “E a história desse país fez com que a sobrevivência fosse a nossa especialidade. Somos fortes porque sobrevivemos. […] A necessidade de sobrevivência em ambientes hostis como a Câmara de Vereadores de Curitiba, por exemplo, fez com que vocês criassem, desenvolvessem grandes habilidades”, continuou.