Quatro vereadores de Curitiba são eleitos para Assembleia e Câmara Federal

por Redação RIC.com.br
Com informações da CMC
Publicado em 2 out 2022, às 22h42.

Dos 17 vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) que disputaram as eleições, 4 saíram das urnas vitoriosos neste domingo (2). Ana Júlia Ribeiro (PT), Denian Couto (Pode) e Flávia Francischini (União) foram eleitos deputados estaduais, conquistando três das 54 vagas em disputa na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Já Carol Dartora (PT) venceu a corrida por uma das 30 cadeiras do estado na Câmara Federal, tornando-se a primeira parlamentar negra eleita pelo Paraná para o Congresso Nacional.

Ana Júlia, Denian Couto e Flavia Francischini fizeram parte do grupo de 11 parlamentares da CMC, exercendo mandato neste momento, que buscavam se tornar deputados estaduais neste ano. Desde 2010 os vereadores de Curitiba não emplacavam três cadeiras no Legislativo estadual.

Seis vereadores de Curitiba buscaram uma vaga no Congresso Nacional, candidatando-se à Câmara dos Deputados. Do grupo, apenas Carol Dartora venceu a corrida eleitoral e, além de se tornar a primeira deputada federal negra do Paraná, a eleição de Dartora põe fim a um “jejum” de 20 anos, nos quais o Legislativo da capital não elegeu nenhum deputado federal. Antes dela, a última foi a Dra. Clair, em 2002, também pelo PT. Ela foi a 10ª mais votada do estado para a Câmara dos Deputados, com mais de 130 mil votos.

Os vereadores eleitos para outros cargos continuarão desempenhando seus mandatos na Câmara de Curitiba até serem empossados na Alep e na Câmara Federal. Para os seus lugares no Legislativo da capital do Paraná serão chamados os suplentes dos partidos pelos quais eles foram eleitos, seguindo a ordem a ser divulgada pela Justiça Eleitoral.