Qual será o valor da tarifa de ônibus em Curitiba em 2025? Veja fact-checking
Um ano antes da assinatura do próximo contrato de licitação do transporte coletivo curitibano, candidatos divergem sobre o futuro do setor
Um dos temas levantados no Debate da RICtv RECORD com os candidatos a prefeito de Curitiba foi o valor da tarifa de ônibus em Curitiba em 2025.
No próximo ano, o transporte público de Curitiba contará com uma nova licitação. Dessa forma, será possível estabelecer novos parâmetros para a cobrança da tarifa de ônibus aos passageiros da capital paranaense.
Eduardo Pimentel (PSD) e Cristina Graeml (PMB) debateram propostas para o transporte público em Curitiba e apontaram soluções divergentes para o setor.
Enquanto Pimentel prega uma negociação prévia antes da licitação, Graeml aposta em uma proposta que alteraria o modelo da tarifa de ônibus em Curitiba: sai a passagem por embarque e entra o quilômetro rodado.
O fact-checking do Portal RIC aponta que nesse modelo, o passageiro seria cobrado de acordo com a distância percorrida no trajeto, independente do ônibus embarcado.
Por exemplo, caso dois passageiros embarquem no ônibus da linha Caiuá com previsão de desembarcarem na Praça Rui Barbosa, mas um entre no terminal de origem e outro na Praça Afonso Botelho, ambos terão preços distintos da tarifa.
Esse modelo proposto por Graeml pode impactar 78% da população de Curitiba, segundo dados do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), divulgado em 2016. Esse estudo apontou os destinos principais dos passageiros do transporte público da capital paranaense.
Outro indicador que aponta o impacto dessa proposta nos bairros periféricos é que os cinco bairros mais populosos de Curitiba estão distantes ao menos 9,4 quilômetros da Prefeitura da capital paranaense, localizada no Centro Cívico da cidade. Esses dados foram apontados no Censo 2022, produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
São esses bairros a CIC (com 171.033 habitantes), o Sítio Cercado (102.293), o Cajuru (90.002), o Uberaba (73.241) e o Boqueirão (65.300).
Como comparação, bairros mais centrais da capital paranaense apresentam população menor. O Centro conta com 38.222 habitantes, o Água Verde com 49.573, o Cabral com 13.723 e o Batel com 9.913.
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Como é formada a tarifa atual de ônibus em Curitiba?
A Urbanização de Curitiba (Urbs) define duas tarifas como base para os valores cobrados aos usuários: a social e a técnica.
A técnica representa o custo médio real para que o sistema opere, dividido pelo número de passageiros pagantes.
Já a tarifa social é o preço pago nas catracas pelos passageiros. Atualmente em Curitiba esse valor é de R$ 6.
A diferença entre esses dois valores é subsidiado pela Prefeitura de Curitiba, como forma de manter o serviço em operação.
Atualmente a tarifa técnica se encontra a R$ 7, ou seja, a Prefeitura precisa compensar cerca de R$ 1 a cada passageiro embarcado.
A tarifa técnica é composta pelo índice IPK, que é a divisão entre passageiros pagantes equivalentes e a quilometragem média por mês.
A Urbs ainda aponta que esses custos podem ser revisados mensalmente, de acordo com oscilações nos valores.
São variáveis que impactam nesse custo impostos, preço dos combustíveis, manutenção da frota, salários dos servidores, entre outros.
Redução no valor da tarifa de ônibus em Curitiba é dificultada no modelo atual
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de Curitiba para 2025 foi aprovada e prevê que no primeiro ano da próxima gestão haja um orçamento de R$ 14,29 bilhões.
Desse montante, 10,6% será destinado para o setor de urbanismo – que envolve, por exemplo os custos com o transporte público. Esse montante equivale a cerca de R$ 1,4 bilhão.
R$ 1 bilhão ainda estão previstos na LDO 2025 para investimentos públicos, sem necessariamente estarem dispostos a algum setor.
Dessa forma, a Prefeitura teria cerca de R$ 2,4 bilhões para investimentos em 2025, o que incluiria a redução o valor da tarifa de ônibus.
Mas dentro dos custos previstos para o transporte público em Curitiba estão os subsídios dados pela Prefeitura às empresas de ônibus para evitar maiores valores da tarifa.
Atualmente a Prefeitura subsidia 22% dos custos totais, segundo dados da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).
Dados da Urbanização de Curitiba, apontam que somente no mês de setembro de 2024, R$ 106 milhões foram subsidiados.
Multiplicado esse valor por 12 (equivalente aos meses do ano) esse valor subiria para R$ 1,2 bilhão, mais do que orçamento previsto para o urbanismo na LDO 2025.
Ou seja, para que a proposta seja aplicada em Curitiba dentro do modelo atual do transporte público, é preciso aumentar o subsídio de 22% repassado às empresas do setor e que, atualmente, já se encontra deficitário.
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