Professora Maria Tereza diz que maior sonho é "ampliar educação integral"

A Professora Maria Tereza Paschoal (PP) foi secretária de Educação na gestão do atual prefeito Marcelo Belinati

Publicado em 27 ago 2024, às 15h41.

A candidata a prefeita de Londrina, Professora Maria Tereza Paschoal (PP), afirmou que seu maior sonho na área de educação é ampliar o ensino integral para todas as crianças até o quinto ano. Ainda, falou sobre propostas para a saúde, infraestrutura, assistência social e transporte coletivo em sabatina realizada nesta terça-feira (27), na RICtv Londrina.

Maria Tereza Paschoal candidata prefeitura Londrina
Maria Tereza Paschoal foi secretária de Educação e é candidata a prefeita de Londrina (Foto: Divulgação/RICtv)

A Professora Maria Tereza Paschoal (PP) foi secretária de Educação na gestão do atual prefeito Marcelo Belinati.

Educação

À frente da pasta, a candidata ressaltou alguns dos feitos durante a gestão como secretária e afirmou que pretende ampliar a educação integral. “Na educação o nosso maior sonho é ampliar o tempo integral. Nós queremos que as nossas crianças passem o maior tempo na escola, fiquem o dia todo, que as mães tenham tranquilidade, não só os bebês das creches, que hoje já são atendidos em tempo integral. A gente quer que isso vá para alunos até o quinto ano e, para isso, a gente precisa construir mais escolas, que já estão no planejamento, e contratar mais professores”, disse.

Ainda, comentou que pretende começar a servir frutas e verduras orgânicas e afirmou que, anteriormente, algumas escolas só recebiam bolachas e agora têm merenda balançeada. “Hoje todas as crianças têm acesso a uma merenda balançeada, com alguns eventuais atrasos, mas o nosso planejamento é para sempre melhorar a merenda servida em todas as unidades”.

Leia mais:

Saúde

Ao ser questionada sobre não ter previsão para novos concursos públicos, Maria Tereza lembrou que a Prefeitura já realizou o que ficou conhecido como “o maior concurso de Londrina” e que prevê a contratação de novos servidores”.

“Uma das ações importantes é a construção de um novo Pronto Atendimento Infantil (PAI) para que as crianças sejam atendidas, nós já temos um PAI que foi reformado pelo nosso prefeito Marcelo Belinati, a ideia do nosso plano de governo e a proposta da nossa candidatura é que Londrina possa seguir crescendo”, disse. “A saúde é uma prioridade, nós temos prevista a construção de um novo PAI, também a construção de novas unidades de saúde tanto na zona Oeste quanto na zona Leste”, complementou.

Crescimento industrial

Sobre o crescimento e economia da cidade, professora Maria Tereza falou sobre a ampliação da área industrial que, conforme ela, pode proporcionar “salários melhores”.

“Nós temos neste momento a construção da cidade industrial. A cidade industrial vai atrair novas empresas para Londrina. Há muitas décadas a gente não construia um parque industrial nos moldes como está sendo feito, que é um condomínio inclusive que traz muita segurança, todos aqueles lotes serão vendidos. O dinheiro destas vendas vai servir para comprar um novo terreno para fazer um novo parque industrial, isso é muito importante. Como a gente ficou muito tempo sem fazer, a nossa cidade não estava no rumo da industrialização, agora a gente focou nisso”, relatou.

Obras

Com relação as obras que podem causar incômodos para a população, a candidata relatou que uma nova lei de licitação pode simplificar os processos. “A gente tem uma nova lei de licitação que facilita, a ideia é que torne os processos mais agéis. A gente tem os servidores que serão cada vez mais reforçados, principalmente pelo concurso público, pessoal da engenharia, da arquitetura, que faz a fiscalização destas obras e que torna os processos mais agéis, para que a gente possa sim ter mais obras sendo cumpridas e entregues no prazo”, relatou.

Assistência social

Maria Tereza comentou ainda que Londrina já iniciou um trabalho para melhorar a assistência social e acolher pessoas em situação de rua. “Nós temos uma abordagem que deve ser feita em três aspectos: o aspecto da assistência social, da segurança pública e da saúde. A assistência social e a saúde preparam agora uma ação de residência terapéutica, para tratar estas pessoas que estão lá, porque a gente parte do princípio que ninguém quer estar na rua, viver na rua, se essa pessoa está lá naquela condição, ela está sob o uso de substâncias, ela é dependente, nós precisamos tratar ela desta forma. Então nós vamos ampliar este serviço de residência terapéutica para que as pessoas sejam tratadas e saiam da rua”.

Coleta seletiva

Sobre a ampliação da coleta seletiva, a candidata afirmou que analisa modelos e que pretende entender a visão do Ministério Público sobre o assunto. “Hoje a gente tem 4% a 6% do lixo que poderia ser reciclado é reciclado em Londrina. A gente por exemplo tem outras cidades que são super consideradas com 10%, 20%, então nós precisamos subir cada vez mais, entender este modelo das cooperativas. Quando elas surgiram, há muito tempo atrás, nós tínhamos um número de habitantes, hoje nós estamos chegando a 600 mil. Então nós temos que readequar este modelo para uma cidade de quase 580 mil habitantes”, disse.

Transporte público

Para incentivar a população a utilizar o transporte público, Maria Tereza afirmou que será lançado nos próximos dias um aplicativo moderno, que “poucas cidades no mundo tem”. “Isso dá uma segurança e uma facilidade para as pessoas usarem o transporte coletivo. E vamos partir para as negociações que devem ser feitas com as empresas sobre o custeio, porque aí a gente aumenta o número de usuários do transporte para evoluir em uma segurança cada vez maior de pessoas usando o transporte coletivo e diminuindo o trânsito da nossa cidade”, finalizou.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!