Confira os prefeitos com mais mandatos nas principais cidades do Paraná
Desde a redemocratização em 1986, nove eleições municipais foram realizadas no Brasil
Desde a redemocratização em 1986, nove eleições municipais foram realizadas no Brasil. Ao longo desses anos, alguns prefeitos se tornaram líderes de mandatos nas principais cidades do Paraná.
Em Curitiba, Rafael Greca se destaca entre os prefeitos do Paraná por conseguir três mandatos. Greca ocupou pela primeira vez a Prefeitura em 1993 e 14 anos depois conquistou novamente o cargo. Entre todos os nomes dessa lista, nenhum deles teve um hiato de tempo maior que esse.
Outra marca de Greca foi ter conquistado duas das três eleições ainda no primeiro turno. Em 1992, com 51,96% dos votos (324.348) deixou nomes como Maurício Fruet (PMDB) e Luciano Pizzatto (PFL) para trás. Já em 2020, a votação foi ainda mais expressiva, 59,74% dos votos (499.821), com Goura (PDT) e Fernando Francischini (PSL) fora do segundo turno.
Edgar Bueno também tem o mérito de ter vencido três disputas para prefeito. Em Cascavel, Bueno conquistou o cargo pela primeira vez em 2000, não tentou a reeleição quatro anos depois, e então venceu o pleito de forma consecutiva entre 2008 e 2012.
Diferente de Greca, Bueno irá disputar as Eleições 2024 na busca do quarto mandato como prefeito em Cascavel. O feito o deixaria isolado neste ranking, mas para isso o ex-chefe do executivo cascavelense terá pela frente nomes como o do deputado estadual Márcio Pacheco (PP), do ex-deputado federal Renato Silva (PL) e de Liliam Porto (PT).
Em Londrina, Antonio Belinati registra um feito curioso. Belinati venceu por três vezes a disputa para prefeito na cidade do Norte do Paraná, mas assumiu de forma efetiva o cargo em apenas duas dessas oportunidades.
Belinati venceu as disputas em 1990 e 1998 e retornou para o pleito oito anos depois. Novamente, o ex-prefeito conquistou a eleição – por uma diferença de apenas 9.301 votos contra Luiz Carlos Hauly (PSDB), mas decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) impugnou a candidatura do vencedor, devido a uma condenação por improbidade administrativa.
Leia também:
- 20 cidades do Paraná terão apenas um candidato a prefeito nas Eleições 2024
- Confira os prefeitos eleitos em Curitiba desde as urnas eletrônicas
- Paraná tem histórico de eleições municipais decididas no segundo turno
Já em Maringá, apenas dois prefeitos conseguiram o feito de ocuparem por duas vezes (e de forma consecutiva) a Prefeitura da cidade: Silvio Barros e Ulisses Maia.
Silvio faz parte de uma das famílias mais influentes da política no município e Batista foi vereador por duas legislaturas em Maringá. Em 2004, tentou pela primeira vez a Prefeitura e venceu a disputa por uma diferença de apenas 12.069 votos. Quatro anos depois foi reeleito ao cargo ainda no primeiro turno.
Quando Silvio tentou regressar à Prefeitura em 2016, teve justamente Maia como rival. Após uma disputa acirrada no primeiro turno, o ex-prefeito foi derrotado por uma diferença pouco maior a 35 mil votos. Maia ainda seria reeleito para um novo mandato quatro anos depois.
Mas em 2024, Silvio fará uma nova tentativa para conquistar o terceiro mandato como prefeito de Maringá. Entre os adversários está justamente o vice de Maia nos oito anos como chefe do executivo, Edson Scabora (PSD).
Por fim, em Toledo há um empate triplo com dois mandatos para cada prefeito: Derli Donin entre 1997 e 2004, Schiavinato entre 2005 e 2012 e Beto Lunitti com mandatos conquistados em 2012 e 2020.
Lunitti tenta assumir a liderança entre os prefeitos com mais mandatos na cidade do Oeste do Paraná em 2024. Com o arquiteto Mario Costenaro (Republicanos) e a professora Nelsi Welter (PT) como adversários, o atual chefe do executivo tenta também a primeira reeleição.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!