Plano de governo de Eduardo Pimentel foca nos mais vulneráveis; veja documento
Eduardo Pimentel promete criar a Secretaria dos Direitos Humanos e promover ações de proteção as mulheres vítimas de violência
As propostas de Eduardo Pimentel (PSD), candidato à Prefeitura de Curitiba no segundo turno, apresentadas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), incluem políticas de proteção para as mulheres, educação, esporte, segurança e meio ambiente. O foco do candidato está na proteção dos mais vulneráveis. “Esta proposta tem como ponto de partida o atendimento a todos os cidadãos, com prioridade àqueles em situação de vulnerabilidade social, que mais precisam da atenção municipal”, diz o documento.
Ele cita em seu Plano de Governo, por exemplo, 30 vezes a palavra “educação”, o termo “sustentável” aparece 26 vezes, “inclusiva” está presente 31 vezes e “inclusão” aparece em outras 10 situações.
Segundo o candidato, o documento tem suporte em três eixos de ação: “Curitiba Inclusiva; Curitiba Estruturada e Bem Cuidada; Curitiba Inovadora e Sustentável”.
Veja abaixo os planos de Eduardo Pimentel para Curitiba.
Planos de Eduardo Pimentel para as pessoas em situação de rua
O candidato afirma que irá promover o resgate e emancipação da população em situação de rua e implementar estratégia de gestão para garantir o atendimento a essa população “em toda a cidade de forma regionalizada com vistas ao tratamento, encaminhamento, resgate da dignidade e emancipação”.
Segundo o documento, será implementado ainda um projeto habitacional específico para a população em situação de rua, baseado no conceito “Housing First”, que oferece acesso imediato à “moradia com acompanhamento por equipe especializada, formada por profissionais de diferentes áreas, com a finalidade de responder às demandas apresentadas”.
Eduardo Pimentel propõe pasta dos Direitos Humanos
Segundo o plano de governo, Eduardo Pimentel vai criar, caso eleito, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Planejamento Social. O órgão será responsável pelo “planejamento, captação de recursos, elaboração e aplicação de políticas públicas voltadas à Pessoa com Deficiência e à Pessoa Idosa”.
Eduardo Pimentel também diz que vai criar o “Departamento de Atenção ao Idoso”, que será vinculado à Secretaria de Direitos Humanos. Este departamento será “responsável pela definição de políticas públicas voltadas à Terceira Idade com atuação transversal em toda a estrutura municipal”.
O plano de governo do candidato do PSD também inclui propostas para a comunidade LGBTQ+. “Programa (guarda-chuva) integrado a outros projetos e ações, que visem à promoção da cidadania da população LGBTI+. O programa soma ações de formação e orientação aos servidores públicos e de qualificação dos serviços voltados à população LGBTI+, bem como para o enfrentamento à LGBTFOBIA e orientação à retificação de prenome e gênero para população TRANS, além de campanhas de conscientização contra preconceito e discriminação”, diz o plano.
Segundo o atual vice-prefeito, também será criado um programa para enfrentar o racismo contra pessoas pretas, pardas, indígena, cigana e povos de terreiros.
Eduardo Pimentel vai criar Secretaria da Mulher
O candidato do PSD promete ainda criar um órgão “com ação transversal na estrutura pública municipal responsável pela orientação, criação e aplicação de políticas públicas voltadas à garantia dos direitos das mulheres em toda a sua amplitude”.
Outra promessa focada na proteção das mulheres é a criação do Centro de Referência de Atendimento às Mulheres (CRAM), para ofertar “de maneira descentralizada serviço de acolhimento e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência com suporte psicológico, social, orientação e encaminhamento jurídico necessários à superação da situação de violência, contribuindo para o fortalecimento da mulher”.
O candidato também fala em criar um auxílio moradia emergencial para mulheres em situação de violência, tranferindo recursos financeiros para as vítimas. Pimentel, no entanto, não aponta qual seria o valor e nem o impacto nas contas públicas.
Promessas de Pimentel para habitação social
Segundo Eduardo Pimentel, em seu governo será implementado um “Plano de Reestruturação da COHAB, imediato e completo, baseado na alteração da função da Companhia dentro da política habitacional do município, modelo de gestão e diversificação dos produtos e serviços ofertados à demanda”.
O político afirma ainda que vai criar uma central de “Atendimento Habitacional com Subsídio Financeiro para a população mais carente do Município”. Essa provisão financeira será aplicada para famílias de menor renda dentro da demanda habitacional do município, para aqueles que possuem renda familiar mensal até R$ 2.850. Porém, também não informa os impactos aos cofres da prefeitura e nem a previsão de quantos curitibanos serão beneficiados.
Saúde é um dos focos de Pimentel
Eduardo Pimentel promete ampliar a rede de Unidades Básicas de Saúde (UBS). Segundo o candidato, serão implantadas seis novas UBS na capital, além de criar um novo Hospital do Bairro Novo, com “estrutura quatro vezes maior que a atual”.
Segundo a proposta, o hospital contará com mais 200 leitos hospitalares, além de criar “leitos de enfermaria adulto e infantil, leitos de UTI adulto, infantil e neonatal, unidade de cuidados intermediários neonatal, leitos de saúde mental, centro cirúrgico, maternidade, diagnóstico por imagem (Raio X, Tomografia, Ressonância Magnética, Eletrocardiograma, Endoscopia e Colonoscopia) e pronto atendimento adulto e infantil”.
O político aborda em diversos pontos do seu projeto a inclusão de pessoas com deficiência e, ainda no campo da saúde, promete ampliar as ações de atenção ao autismo, “incluindo a criação de um novo Centro de Atenção ao Autismo”.
Pimentel afirma também que vai criar um “Centro de Apoio de Diagnóstico por Imagem para realização de exames de Raio X, Tomografia, Ressonância Magnética, ultrassonografias e videoscopias”, sem, no entanto, apontar em que local será feito.
Ampliação da Rede de Atenção Psicossocial (CAPS), ampliação dos quadros técnicos e administrativos da saúde, “criação de 10 novas Centrais Virtuais com incorporação de novas tecnologias para monitoramento remoto dos pacientes com condições crônicas com utilização de estratégias como: Inteligência Artificial (IA), aplicativos móveis, dispositivos para coletar dados de saúde de pacientes fora do ambiente tradicional de atendimento”, entre outros, também estão nos planos da campanha.
Outras propostas de Eduardo Pimentel para Curitiba
Na segurança, Pimentel promete readequar o programa de Policiamento de Proximidade Ostensiva (PPO) para um modelo de ronda ostensiva com foco na segurança do cidadão. “Com a divisão de Proteção no Transporte Coletivo (PTC), as equipes da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) passam a atuar junto à Rede Integrada de Transporte (RIT) para evitar e coibir ocorrências de importunação sexual, bem como roubos e outros crimes no interior dos coletivos”, diz o plano.
Para a pasta de Esporte, o político afirma que vai criar “Centros de Desenvolvimento Socioesportivos”, o que inclui a criação de centros especiais para os paratletas. “Requalificação de 100 espaços públicos, sendo os 38 Centros de Esporte e mais 62 praças para o atendimento de aproximadamente 126 mil cidadãos mensalmente”. Também há projetos de incentivo ao futebol americano, rugby e skate.
Há propostas ainda para desenvolver esporte entre adolescentes e para reforçar a mentalidade esportiva nas escolas, além de implementar em Curitiba piscinas solares em cinco clubes da prefeitura espalhadas pela cidade.
Geração de renda para os estudantes do EJA, ampliação de Unidades Educacionais – Educação Infantil, incentivo e fomento para a cultura digital, ampliação do ensino da língua estrangeira, criação de escolas especiais e expansão dos atendimentos da prefeitura também são propostos pelo candidato.
Veja abaixo o Plano de Governo de Eduardo Pimentel
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.