Pimentel e Graeml debatem soluções para habitação e alimentação em Curitiba

Pessoas em situação de rua também foram comentadas durante o debate. Novas soluções foram apresentadas por amplos candidatos. Confira abaixo!

Publicado em 15 out 2024, às 01h06. Atualizado às 01h18.
POST 11 DE 11

Durante o primeiro debate do segundo turno em Curitiba, que acontece na noite desta segunda-feira (14), os candidatos à prefeitura Eduardo Pimentel (PSD) e Cristina Graeml (PMB) discutiram as propostas para habitação na cidade. Pessoas em situação de rua e segurança alimentar foram amplamente discutidas.

Pimentel e Graeml debatem soluções para habitação e alimentação em Curitiba
Fila da Cohab foi citada durante o debate (Foto: reprodução / Cohab)

Habitação

Eduardo Pimentel destacou no debate, realizado pela Band TV, as realizações na área de habitação durante a gestão de Rafael Greca (PSD) e prometeu “gerar 20 mil novas habitações de interesse popular” nos próximos quatro anos.

Ele mencionou o investimento em “construções próprias, parceria com o Governo do Estado, Governo Federal e iniciativa privada” e ainda a criação de um programa de “aluguel social permanente” para agilizar a fila da Cohab. Pimentel também afirmou que “15 mil novas habitações foram entregues” em sua administração, apesar dos desafios.

eduardo pimentel
Eduardo Pimentel é candidato à Prefeitura de Curitiba pelo PSD (Foto: Franklin de Freitas/Divulgação Band)

Leia também:

Cristina Graeml criticou a atuação da gestão Greca-Pimentel na habitação. “Não houve a execução de 40 mil unidades habitacionais nesses oito anos”, disse a candidata, questionando a capacidade de Eduardo Pimentel em cumprir as promessas.

Em resposta à questão habitacional, Graeml não apresentou um número específico de moradias que pretende construir, mas indicou que há necessidade de revisão dos projetos anteriores.

cristina no debate da band
Cristina Graeml é candidata à Prefeitura de Curitiba pelo PMB (Foto: Franklin de Freitas/Divulgação Band)

Pessoas em situação de rua

No que diz respeito às pessoas em situação de rua, Pimentel propôs a ampliação do programa que oferece acolhimento e serviços para pessoas em vulnerabilidade. “Vou fazer mais dois que oferecem acolhimento, banho, alimento e tratamento de saúde para essas pessoas”, afirmou o candidato.

Ele também sugeriu que contratos de serviços da prefeitura incluam “a contratação dessas pessoas que estão voltando à sua independência”.

Cristina Graeml, por outro lado, apresentou a proposta da “trilha do resgate”, que incluiria “atendimento terapêutico e assistência religiosa” como parte de um programa de reabilitação, destacando a importância de um tratamento humanitário para essas pessoas.

Segurança alimentar

Na área de segurança alimentar, Eduardo Pimentel afirmou que Curitiba é “referência nacional e internacional”, com iniciativas como os restaurantes populares e as hortas urbanas. Ele propôs a criação de “mais três restaurantes populares” e a ampliação da compra de produtos frescos de agricultores locais para a merenda escolar.

Cristina Graeml concordou com a manutenção de programas que funcionam bem, mas enfatizou que a gestão iria corrigir o que, segundo ela, não está funcionando na cidade.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.