Petistas negam acordo com Ducci e dizem brigar por candidatura própria

Publicado em 18 abr 2024, às 20h41. Atualizado em: 18 jul 2024 às 13h21.
POST 5 DE 19

Os deputados federais Carol Dartora (PT) e Zeca Dirceu (PT), além do advogado Felipe Magal (PT) defenderam candidatura própria do Partido dos Trabalhadores para a Prefeitura de Curitiba. Os pré-candidatos da Federação PT, PV e PC do B afirmam que ter tantas possibilidades de candidaturas às vésperas da eleição é um sinal de que estão abertos ao debate e que atuam de forma democrática.

As afirmações ocorreram na segunda entrevista da série de sabatinas com pré-candidatos à prefeitura da capital, promovida pelo Grupo RIC, na tarde desta quinta-feira (18). A entrevista foi transmitida ao vivo pelo Youtube e pode ser assistida na íntegra abaixo.

Felipe Magal afirmou que o partido respeita todos os entendimentos e que o PT vem trabalhando para atingir consensos. “Houve uma interrupção feita pela direção nacional, mas que também é prevista dentro das regulamentações estatutárias. A gente vem discutindo e debatendo. Não tem nada decidido. Saiu na mídia que já tinham batido martelo, que já tinham feito uma escolha escusa. Todos nós somos pré-candidatos. Eu, Zeca e Carol, como também as possibilidades de alianças com outros partidos. Tudo isso está sendo discutido”, explicou o advogado

Zeca prometeu abrir a “caixa preta” dos ônibus

O pré-candidato Zeca Dirceu afirmou que falta transparência nos contratos e operações do transporte coletivo da capital. “Uma das primeiras medidas que eu tomaria era abrir essa caixa preta. Para que a população, a sociedade, as autoridades possam ter uma compreensão melhor disso e a gente tentar a partir disso aperfeiçoar o modelo. Pode parecer sonho, fantasia ou ilusão. Eu acredito e defendo a tarifa zero aqui em Curitiba. Isso já é uma realidade em 80 municípios pelo Brasil. As outras cidades encontraram seus modelos”. disse o parlamentar que também afirma que a tarifa gratuita precisaria ser uma união de esforços de todos os setores da sociedade curitibana.

Dartora fala sobre equilibrar investimentos na saúde

Carol Dartora afirmou que tem propostas para diferentes segmentos do município e que quer atuar em linha de oposição ao grupo político que está no poder. “Eu sou fruto tanto das mazelas quanto das vantagens que a cidade tem. Pensando na questão da saúde, a gente tem UBS’s que são maravilhosas, mas o que a gente percebe é a necessidade da transversalização com os investimentos e com o orçamento. A gente tem pesquisas que mostram como o orçamento e o investimento são feitos de maneira desigual e desproporcional em Curitiba. A gente tem UBS’s que não tem acessibilidade, que chove dentro. A gente viu UBS’s alagando no período da pandemia. Então, o que a gente precisa é olhar para o orçamento e equilibrar o investimento que a cidade faz para garantir uma igualdade maior na oferta das políticas públicas”, detalhou.

Pré candidatos do PT falam sobre moradores de rua e Muralha Digital em pauta

A pré-candidata Carol Dartora afirmou que uma das coisas mais dolorosas para ela é ver pessoas dormindo no chão do Centro do município. “Não é normal que nós, no contexto de uma cidade moderna e rica, tenhamos que viver com tal processo de desumanização. A gente ter que sentar em um bar olhando para uma pessoa ao lado que tá morrendo de fome, que tá sem onde morar. Isso é desumano”, diz a deputada federal.

Sobre a Muralha Digital, Felipe Magal criticou o sistema que chama de estado punitivista. “Ele só vai colocar você em uma sensação de mais seguro. isso não quer dizer que você está seguro. O que faz você ter segurança é ter igualdade de oportunidades. É necessário que a gente use o orçamento público para que a gente possa ter condições de oportunidades. Falta creche na cidade. Se você não der creche, essa pessoa vai ficar vulnerável a ser corrompida para a segurança pública”, diz o advogado.

Assista à sabatina com Carol Dartora, Felipe Magal e Zeca Dirceu (PT)

Confira a lista de pré-candidatos e a ordem de participação

No caso da Federação PT, PV e PC do B, mais de um pré-candidato disputa a indicação da sigla. Com isso, os indicados pela agremiação tiveram tempo igual e proporcional aos dos demais partidos.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.